segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dia do Nutricionista!

Amanhã, dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista.

O Nutricionista é um profissional da área da saúde que tem o alimento como o seu principal instrumento de trabalho, atuando em diversas áreas, como: alimentação coletiva, nutrição clínica, saúde coletiva, docência, industria de alimentos, nutrição em esportes e marketing na área de alimentação e nutrição. Em todas estas áreas ainda há algumas subdivisões, o que mostra o quanto é amplo o nosso campo de atuação.

Ao Nutricionista cabe, através da alimentação, a promoção, manutenção ou recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos.

Com tantas informações em todos os meios de comunicação sobre alimentação, muitas pessoas questionam qual a real necessidade de marcar uma consulta com um Nutricionista. Vale lembrar que as informações passadas na mídia, inclusive nesse blog, são informações gerais, a fim de estimular a população a adotar um estilo de vida mais saudável. O Nutricionista avalia o paciente como um todo e o auxilia na busca de seus objetivos e melhora da alimentação através de um plano alimentar individualizado e orientações específicas, oferecendo ao paciente todo apoio que ele precisa para mudar o seu comportamento alimentar.

Aos Nutricionistas, deixo a seguinte mensagem: estudem bastante, nunca deixem de se atualizar. Trabalhem com ética e respeito às individualidades humanas. Sejamos persistentes no trabalho e naquilo que acreditamos. Assim, a classe será cada vez mais valorizada e nosso trabalho reconhecido como essencial.

E um Parabéns especial para mim, pelo meu 1º ano como Nutricionista de fato e direito! hehe

"Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Ao cumprir este juramento com dedicação, desejo ser merecedor dos louros que a profissão proporciona." -Juramento do Nutricionista



Nenhum comentário:

Postar um comentário