sábado, 4 de setembro de 2010

Pequenos na cozinha












Ajudar a preparar sua própria comidinha ajuda as crianças a aprenderem a comer de forma mais saudável


Crianças aprendem observando e imitando os adultos. Quando se trata de comida, não é diferente. Os pequenos escolhem os alimentos que vêem os pais, irmãos e babás colocando em seus pratos e rejeitando os que não conhecem. Por isso, se você deseja que seu filho tenha uma alimentação saudável, precisa dar o exemplo. E se na sua casa o cardápio não valoriza frutas, legumes e verduras, é hora de repensar os hábitos da família.

Uma das maneiras de fazer os baixinhos comerem melhor é estimulá-los a participar da escolha e do preparo dos pratos. Ao fazer isso, eles acabam conhecendo e experimentando uma maior variedade de ingredientes e não se assustam ao encontrá-los nas travessas.

Com crianças menores de 6 anos, opte por preparações que não necessitem do uso de faca e do fogo, pelo menos na fase em que eles vão ajudar. Exemplos: vitaminas de frutas e leite, frutas amassadas, salada de frutas (neste caso pique-as antes e deixe que eles façam as misturas) e sanduíches naturais de queijo ou requeijão com cenoura ralada. Você também deve mostrar como devem ser lavados os legumes e as frutas.

Até os 10 anos de idade é bom manter as crianças o mais longe possível do fogo, mesmo que seja apenas para mexer uma panela. Depois disso, sempre com você ao lado, já podem começar a avançar também nessa área.


Na hora das compras, convide a garotada!

Outra atividade importante - e que muitas vezes não é levada em consideração - é o momento de comprar os alimentos. Tanto faz se você vai ao supermercado, à feira ou ao sacolão: procure fazer isso com calma e na companhia dos pequenos.

Como são muito curiosas, a variedade de cheiros, formatos, texturas e cores chamará sua atenção e as crianças têm a chance de se interessar por frutas, legumes e verduras que muitas vezes ainda não conhecem ou só viram "transformadas" em seu prato.

Ao fazer isso com frequência, aumentam as chances de os filhos experimentarem maior quantidade de novos alimentos.

Para completar, chame a galerinha para ajudar na hora de colocar a mesa. Sempre que possível, reúna toda a família para as refeições.

Sentar-se à mesa é um momento de união, em que se criam laços entre pais e filhos. Se os pais não conseguem fazer isso diariamente, precisam reservar pelo menos dois dias da semana. Além de demonstrar atenção, sinaliza a importância que a família dá à alimentação.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Realmente, quando a criança vê os pais comprando alimentos saudáveis, eles seguem isso, assim como criam bons hábitos. Levar eles para o mercado, no entanto, é um risco hehe!

    ResponderExcluir
  2. Basta passar BEM longe da gôndola das bolachas recheadas e chocolates! E se o supermercado for realmente complicado, a feira é um bom lugar, livre de brinquedos e guloseimas ao alcance das crianças.

    ResponderExcluir