Mais de 95% do oxigênio consumido pelo nosso organismo é utilizado para a produção de energia. O restante da produção acaba formando radicais livres, que são tóxicos.
A exposição contínua de poluentes, o estresse, exercício físico em excesso, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol, uso de medicamentos e alimentação inadequada com o consumo constante de alimentos com agrotóxicos e aditivos químicos também aumentam significativamente a produção de radicais livres no nosso corpo.
Essa exposição faz com que o organismo fique mais suscetível a diversas situações como estar mais propenso ao desenvolvimento de câncer, o aceleramento de doenças cardiovasculares, complicações do diabetes e o aceleramento do processo de envelhecimento.
Para combater os radicais livres é necessário ter uma alimentação equilibrada, saudável e a mais natural possível e rica em alimentos antioxidantes.
Nutrientes antioxidantes e suas fontes:
Vitamina A: Abóbora, batata doce, brócolis, cenoura, damasco seco, melão, carnes.
Vitamina C: Frutas cítricas e vegetais verdes, como acerola, brócolis, caju, couve, kiwi, laranja, lima, limão, morango e tomate.
Vitamina E: Gérmen de trigo, amêndoas, castanhas –do –pará, gemas, legumes, vegetais folhosos e óleos de algodão, arroz, girassol, milho e soja.
Bioflavonóides: Frutas cítricas e uvas vermelhas ou escuras.
Catequinas: Chá verde, morango e uva.
Isoflavonas: Soja
Carotenóides: LICOPENO: tomate BETACAROTENO: cores alaranjadas.
Selênio: Aves, carnes, frutos do mar, fígado e castanha – do –pará
Zinco: Carnes, cereais integrais, frutos do mar, leite e nozes.
Nos próximos post vou passar para vocês diversas receitas ricas em alimentos antioxidantes. Aguardem !!
FONTE: Strutzel et al. Análise dos fatores de risco para o envelhecimento da pele: aspectos gerais e nuticionais. Rev Bras Nutr Clin 2007; 22 (2): 139-45
Nenhum comentário:
Postar um comentário