segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Diet X Light








Ao fazer compras no supermercado você se depara com uma variedade imensa de produtos tanto diet quando light, mas você conhece realmente a diferença desses alimentos para os alimentos tradicionais?

Diet

Um alimento é considerado diet quando ele é isento ou apresenta até 0,5g de algum nutriente por 100g ou 100ml de alimento. Um alimento pode ser considerado diet por apresentar valores reduzidos de: açúcar, gordura, sódio, ou ser isento de proteína. São alimentos destinados a pessoas com alguma doença específica, como diabetes, hipertensão, dislipidemia, insuficiência renal, etc., não havendo necessidade de ser consumido pela população sadia. Muitas pessoas acabam comprando estes alimentos por acharem que eles são baixos em calorias, o que geralmente não é o real. Por exemplo, o chocolate diet: uma barra de 30g apresenta 11g de gorduras totais enquanto que a mesma barra de um chocolate não diet apresenta 7g de gordura.

Light:
Os alimentos light apresentam uma redução mínima de 25% de algum nutriente (açúcar, sódio, gordura) ou 25% de redução calórica quando comparado ao alimento tradicional. É indicado para pessoas com restrição calórica ou de algum nutriente. No entanto, não necessariamente uma pessoa em dieta precisa substituir todos os alimentos consumidos pela versão light. Isto vai da orientação do Nutricionista.

A quantidade do alimento consumido não deve ser aumentada por se tratar de um alimento que apresenta baixas calorias. Frequentemente ocorre o erro de ingerir o dobro do habitual por ser um alimento diet ou light, mas, dificilmente, há a redução de 50% das calorias nesses alimentos.

É sempre bom ver os rótulos dos alimentos para identificar se a versão light apresenta uma redução considerável de calorias, pois, muitas vezes, o valor calórico de um alimento light é similar a de um alimento tradicional, porém, com um preço mais elevado!

Um comentário:

  1. Apesar destes procutos estarem no mercado já faz algum tempo, tendo, inclusive, se popularizado o seu consumo, essas diferenças são pouco conhecidas de modo geral, fazendo com achem que são a mesma coisa, mas com nomes diferentes, como já ouvi falar.

    ResponderExcluir