terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cuidando do mastigar das crianças

O processo de mastigação das crianças merece cuidado, especialmente durante a 1º infância.

Além de pensar nos nutrientes do cardápio dos pequenos, pais e educadores precisam se preocupar com outro quesito fundamental para o bom desenvolvimento das crianças: a consistência dos alimentos oferecidos a elas.

Alimentos líquidos, pastosos e sólidos devem ser introduzidos na alimentação da garotada levando em conta a sua fase de crescimento.

"Os bebês começam se alimentando do leite, que é líquido. Conforme vão se desenvolvendo, passam aos alimentos pastosos e depois começam com os sólidos. Cada uma das etapas tem uma função na formação da estrutura física que, mais tarde, será utilizada também para a fala", explica a fonoaudióloga Zelita Caldeira Ferreira Guedes.


Cada fase, uma consistência.

A mastigação funciona como uma espécie de exercício para a língua e para a musculatura da face, que está em franco processo de desenvolvimento. Portanto, é preciso cuidar para que a prevalência dos alimentos pastosos não se prolongue além do necessário, para não prejudicar ou retardar esse processo.

"Com o nascimento dos primeiros dentes, alguns profissionais indicam a inserção de alimentos um pouco mais duros na alimentação das crianças. A mastigação desses alimentos ajudará também no rompimento da gengiva, quando os próximos dentinhos nascerem", diz a fonoaudióloga.

A partir dessas primeiras ofertas de alimentos sólidos, gradualmente, outros alimentos com a mesma consistência devem ser dados à criança. Esse estímulo ajuda a evitar o surgimento de problemas na mastigação e na fala.

"Todo o aparelho fisiológico usado para a mastigação - musculatura facial, língua, etc. - será usado também para a fala. É possível perceber, por exemplo, que as crianças geralmente começam a falar quando nascem os primeiros dentes. Este é o momento em que toda essa estrutura já ganhou maturidade através do exercício da mastigação, que permite a articulação dos primeiros sons", afirma a especialista.


No dia-a-dia

A atenção de pais e educadores não deve se encerrar no momento em que os alimentos sólidos já estão inseridos na dieta dos pequenos. É necessário atentar para que o exercício da mastigação continue existindo mesmo quando a criança já completou esse primeiro ciclo de desenvolvimento.

Para permitir o fortalecimento da estrutura da mastigação da criançada, variedade é a palavra de ordem: ofereça pratos saborosos, nutritivos e que contenham também alimentos de consistências variadas.


Fonte: Site da Nestlé

Nenhum comentário:

Postar um comentário