segunda-feira, 19 de julho de 2010

O copinho das crianças durante as refeições


Excesso de líquidos durante as refeições, especialmente os gasosos e açucarados, atrapalham o processo digestivo e a absorção de nutrientes.


Não é incomum que a criançada adquira o hábito de beber durante as refeições - afinal, muitas vezes, esse é o comportamento dos adultos da família. Em princípio, não existe problema nisso, desde que a bebida não substitua o prato principal nem seja consumida em excesso, especialmente as gasosas ou muito açucaradas.

Recomenda -se que seja oferecido ao pequeno, no máximo, um copo de 200 ml de suco natural ou água sem gás. Quantidades superiores diluem muito as enzimas e o suco gástrico e podem dificultar a digestão.

É importante salientar a qualidade do que é ingerido: os sucos de frutas são os mais indicados porque são ricos em vitaminas e sais minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Além disso, muitas destas substâncias colaboram para a melhora da absorção de outros nutrientes provenientes do arroz, do feijão, das carnes, dos grãos, dos laticínios. Por isso é preciso variar a seleção das frutas diariamente. Isso é importante para a criança ingerir vitaminas variadas e habituar o paladar a novos sabores e texturas.

Mas é preciso ter cuidado com o suco muito concentrado ou que tenha excesso de açúcar, pois são muito calóricos e dificultam a digestão, além de deixar um "peso" no estômago devido à fermentação.

Também devem ser evitados os produtos gasosos (água gaseificada, água com sabor e refrigerantes), pois eles aumentam o volume do estômago e, conseqüentemente, dificultam a digestão e atrapalham a absorção dos nutrientes.

Isso não significa, porém, que a criança não possa tomar refrigerante nas refeições de vez em quando. O problema é o excesso e o hábito diário. Portanto, equilíbrio e moderação são as palavras-chave!

Além disso, se a criança bebe somente o suco e depois não quer saber de arroz, feijão, salada e carne, a dica é cortar o líquido antes e durante as refeições.

Fonte: Nestlé

2 comentários:

  1. No meu tempo, refri era só no domingo.

    Hoje bebo café depois do almoço.

    Abraço Ana.

    ResponderExcluir
  2. Bem fazia tua Mãe. Refrigerante não é proibido para as crianças (mesmo eu achando que o melhor é se evitado ao máximo), mas o seu consumo tem que ser moderado, pois é uma bebida com calorias e nenhum nutriente e, muitas vezes, o seu consumo substitui o de água e sucos naturais.

    Obrigada pelo comentário! Eles sempre são bem -vindos!

    ResponderExcluir