terça-feira, 13 de julho de 2010

Alimentação no Inverno













Essa semana promete ser a mais fria do ano em várias regiões do Brasil, especialmente na Região Sul. Neste momento (11hs 16min) está 7,4ºC em Porto Alegre.
Com o frio, a fome e o desejo de consumir alimentos mais calóricos aumenta. Mas, como passar por esta estação sem ganhar uns quilos extras?

É comum se pensar que, com a chegada do inverno, torne-se necessário um consumo maior de alimentos, devido às necessidades aumentadas de energia para compensar a redução da temperatura. Ou seja, mais calorias para manter a temperatura corporal.

É natural ter aumento do apetite nos dias frios, como consequência da necessidade do organismo em produzir mais calor.

Porém, é importante ter cuidado nos “exageros” típicos do inverno.

Chocolate


Um exemplo disso é o maior consumo de chocolate no inverno, o que pode ser perigoso para algumas pessoas. O chocolate é rico em gorduras saturadas (as mais perigosas para o coração), devido à adição de leite e/ ou manteiga, o que pode aumentar os níveis de colesterol quando consumido em excesso.

Bebidas

O consumo aumentado de bebidas alcoólicas nos dias frios também pode ser prejudicial, se não for controlado.

As bebidas alcoólicas são fontes de calorias vazias para o organismo, ou seja, fornecem apenas calorias e nenhum nutriente. Um consumo indiscriminado de álcool pode representar um consumo exagerado de calorias e, consequentemente, levar a ganho de peso.

Vale lembrar que toda caloria consumida poderá ser armazenada no organismo na forma de gordura, caso não seja gasta de alguma forma (por exemplo, pela prática de atividade física).

Sopas

O inverno é o momento ideal para se abusar das sopas ou cremes preparados com vegetais e grãos (ervilha, lentilha, feijão, grão de bico, aveia, trigo para quibe, etc).


Sopas de legumes com grãos são uma excelente opção de jantar para as noites frias, acompanhando-as com torradas e queijo branco. Carnes magras podem ser acrescentadas a essas sopas, o que faz aumentar o valor nutritivo.

Chás
Aumente o consumo de chás, como chá verde e hortelã. Se não adoçados, esta bebida não possui calorias e por ser bem quentinha, auxilia na elevação da temperauta corporal, diminuindo a sensação de frio.

É importante cuidar da alimentação durante o inverno e não exagerar no consumo de massas, doces, bebidas para compensar o apetite aumentado.

Uma boa seleção de alimentos pode suprir as necessidades aumentadas de calorias sem levar a um aumento do peso corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário