terça-feira, 6 de julho de 2010

O café da manhã dos pequenos.



















A primeira refeição do dia é fundamental para repor as energias e contribuir nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem da criança.


O café da manhã é uma das principais refeições do dia - ao lado do almoço e do jantar. Ele é importante para pessoas de todas as idades. Mesmo assim, muitos pais não dão atenção necessária à primeira refeição do dia, permitindo que a criança deixe de realizá-la.

Infelizmente, esse mau hábito alimentar pode trazer prejuízos ao organismo em desenvolvimento das crianças e até comprometer seu processo de aprendizado.

Ao acordar, a criança já está em um longo período de jejum, que varia de oito a doze horas. Pela manhã, o organismo já está usando as reservas corporais para a produção de energia e precisa de mais combustível. Como na infância o crescimento acontece de forma acelerada, as crianças precisam de muita energia para se desenvolver de maneira saudável.

Uma boa dica é colocar no cardápio do café da manhã uma porção de leite ou de seus derivados (queijos e iogurtes), frutas, sucos, cereais, pão ou torrada.

Caso a criança reclame que não tem fome pela manhã, o recomendado é mudar o horário da última refeição do dia anterior. O jantar e o lanchinho noturno não devem acontecer muito tarde para não atrapalhar o café da manhã da criança.

Comer para aprender

Uma das conseqüências de a criança ir para a escola de barriga vazia ou mal alimentada é o comprometimento do seu processo de aprendizado. Além disso, a exclusão do desjejum prejudica as outras refeições do dia.

Quem não come quando se levanta da cama sente muita fome no meio da manhã e acaba devorando em excesso alimentos muito calóricos ou guloseimas em geral.

Resultado: na hora do almoço, a criança não vai querer comer, pois estará sem fome. Então comerá muito no lanche e desprezará o jantar, criando assim um círculo vicioso ao longo do dia, no qual ela comerá alimentos inadequados e em horários inapropriados.

É sempre bom lembrar que a indisciplina alimentar e o desrespeito aos horários das refeições representam grandes fatores de risco para a obesidade. Por isso é tão importante que os pais incentivem desde cedo o hábito de fazer todas as refeições, em determinados horários.

A recusa em comer acontece mais freqüentemente entre os 4 e 6 anos de idade e acaba desestimulando muitos pais. A recomendação é que eles não desistam, mas também tomem cuidado para não transformar este momento em estresse familiar. Uma dica é oferecer à criança os alimentos que ela mais gosta, mas sempre variando o cardápio com novas opções de vitaminas e cereais.

Fonte: site da Nestlé

Nenhum comentário:

Postar um comentário