segunda-feira, 26 de julho de 2010

Alimentação na 3º idade








Envelhecimento:
O envelhecimento representa as perdas na função normal que ocorrem após a maturação sexual e continuam até a longevidade máxima (Hayfick, 1997). No entanto, envelhecimento não é sinônimo de incapacidade, dependência e morte. Incapacidade, dependência e morte decorrem de doenças (Y Moriguchi, 2001).

Metabolismo:
Com o passar dos anos, o nosso metabolismo desacelera. Acredita-se que haja um declínio de 3 a 4% a cada década de vida após os 40 anos para homens e após os 50 anos para mulheres. Com o passar dos anos, nossa composição corporal também muda. Passamos a ter mais massa gorda (gordura) do que massa magra (músculos). A massa magra é responsável pelo maior gasto de energia no organismo.

O envelhecimento é acompanhado de um declínio das funções orgânicas. As mudanças no paladar e olfato geralmente se manifestam por menor sensação de sabor e pela diminuição das terminações nervosas destes sentidos. Os problemas orais como a falta ou enfraquecimento dos dentes também influencia na ingestão alimentar.

Para o idoso se alimentar melhor é necessário que ele tenha um ambiente agradável para fazer as refeições. Os alimentos devem ser servidos de maneira atrativa. As cores, as texturas e os condimentos devem ser trocados constantemente. Também é importante que o idoso tenha companhia na hora de se alimentar, pois isso o estimula a comer mais alimentos.

No geral, a alimentação do idoso deve ser a mais variada possível, para lhe garantir o aporte adequado de todas as vitaminas e minerais, muito importantes por combater os radicais livres e atenuarem alguns processos de envelhecimento.

O idoso deve manter um peso saudável para evitar riscos de desenvolver pressão alta, doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer. Ter uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol reduz os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. O idoso deve ingerir açúcar e doces com moderação, pois são ricos em calorias e pobre em nutrientes. O consumo de sal deve ser moderado, para diminuir as chances de desenvolver hipertensão. O idoso também deve tomar bastante água para evitar a desidratação. O consumo de alimentos ricos em fibras deve ser aumentado, pois, com o avanço da idade há uma diminuição da motilidade intestinal e é comum os iodos apresentarem constipação.

Para manter a saúde, também é importante que o idoso pratique atividade física (com supervisão de um Educador Físico). O exercício aumenta a força dos músculos cardiovasculares e respiratórios, altera positivamente a composição corporal e os níveis de lipoproteínas no sangue. Alterações metabólicas, como o aumento do glicogênio muscular, uma maior sensibilidade dos tecidos a ação da insulina e uma melhora da habilidade de metabolizar a glicose do sangue, são outros benefícios da pratica de atividade física por idosos.










E hoje, 26 de julho, é dia dos Avós!! Parabéns a todos!! E lembrem-se: cuidar da alimentação traz benefícios em todas as fases da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário