segunda-feira, 5 de julho de 2010

Gorduras e a saúde do coração

















Gordura saturada, insaturada, trans, ômega 3, ômega 6. Você sabe quais podem fazer bem ao coração e quais prejudicam a saúde cardiovascular? Saiba mais agora!

As gorduras polinsaturadas ômega -3 e ômega -6 e a gordura monoiinsatuarada são tipos de gorduras que, quando consumidas com parcimônia, protegem o coração contra doenças cardiovasculares.

- Ômega -3: de origem vegetal, é encontrada naturalmente nas nozes, semente de linhaça, soja, canola e óleos vegetais produzidos a partir dessas sementes. A forma mais complexa de ômega -3 é encontrada em peixes como o salmão. Ambas as fontes de ômega - 3 - vegetal e animal - oferecem benefícios à saúde cardiovascular.

- Ômega -6: reduz os níveis de colesterol e pode ser principalmente encontrado nas nozes, amendoim, sementes de girassol, semente de gergelim, milho e óleos vegetais produzidos a partir dessas sementes.

- Gorduras monoinsaturadas:
encontradas nas azeitonas, óleo de oliva, abacate e oleaginosas como amêndoas, pistache e amendoim.Elas auxiliam na redução do colesterol ao substituir as gorduras "ruins" da dieta.

A gordura saturada e a gordura trans são consideradas gorduras ruins, pois aumentam os níveis de colesterol total e LDL –colesterol da dieta:

- Gorduras saturadas: manteiga, gordura das carnes, banha de porco, carnes processadas, como salsichas e hambúrgueres, laticínios integrais, queijos, tortas e bolos são as principais fontes de gordura saturada. Não é necessário retirar completamente esses alimentos da alimentação, mas deve-se optar por alimentos com menos gordura saturada, ou ainda consumi-los com menor frequencia. O consumo de gordura saturada em excesso eleva os níveis de colesterol total e LDL -colesterol, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

- Gordura trans:
as gorduras trans são formadas durante a hidrogenação parcial das gorduras insaturadas, que geralmente são líquidas a temperatura ambiente, para deixá-las mais sólidas. As gorduras trans são frequentemente utilizadas em produtos como bolos, tortas e biscoitos. O excesso de gordura trans é prejudicial à saúde cardiovascular porque além de aumentar os níveis de colesterol total e LDL -colesterol, diminuem os níveis de HDL -colesterol.

Leia o rótulo dos alimentos:

A gordura e os óleos utilizados para cozinhar e adicionar aos alimentos podem ser facilmente percebidas, no entanto, 3/4 da gordura que consumimos está presente nos alimentos como bolos, biscoitos, salgadinhos e carnes processadas, onde a gordura não está visível. Leia o rótulo dos alimentos para saber a quantidade de gordura do alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário