segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Diabetes tipo 2: como prevenir?





Olá queridos!

No último sábado, dia 14/11 foi o Dia Mundial do Diabetes e hoje vim falar um pouco com vocês de como prevenir o Diabetes tipo II.

O Diabetes é uma doença crônica e de grande prevalência mundial. Estima-se que em torno de 8% da população no mundo tenha a doença. No Brasil, a estimativa é de que no ano de 2013 havia em torno de 12 milhões de pessoas com Diabetes. A perspectiva é de que em 2035 haja em torno de 205 milhões de pessoas com a doença.

O Diabetes caracteriza-se por ser um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que apresentam em comum a hiperglicemia. Essa hiperglicemia se dá por defeitos na ação e/ou na secreção de insulina. Geralmente o paciente com diabetes tipo 2, apresenta uma resistência a ação da insulina, ou seja não consegue transportar de forma eficiente a glicose que fica circulando na corrente sanguínea (proveniente da alimentação) para dentro das células.


O diabetes é uma doença até então sem cura, mas com controle.

E como prevenir??? Através de mudança no estilo de vida, com:
- controle do peso corporal;
- pratica de atividade física;
- alimentação saudável


Controle do Peso Corporal:
- Segundo a American Diabetes Association, pessoas com obesidade e/ou sobrepeso se beneficiam (diminuem o risco de desenvolver diabetes tipo 2) já com uma leve perda de peso, entre 2 e 8kg do peso atual.

Pratica de Atividade Física:
- A realização de pelo menos 150 minutos por semana de exercícios físicos já reduz a probabilidade do indivíduo desenvolver Diabetes tipo 2.

Alimentação saudável:
- A adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes, com a preferência pelo consumo de carboidratos integrais, carnes, leites e derivados magros, com consumo de peixe (grelhado, assado, ensopado) pelo menos 2x na semana, com o mínimo de consumo de açúcar e/ou doces e o mais livre possível de alimentos industrializados, reduzida em bebidas açucaradas e frituras, de um modo geral, já previnem o surgimento do diabetes tipo 2.

Um artigo publicado no New Enlgand Journal em 2002, avaliou em mais de 3.200 pessoas o impacto da mudança no estilo de vida no desenvolvimento de Diabetes tipo 2 em pessoas com glicose de jejum elevada e observou-se que o controle do peso, a prática de atividade física e adoção de uma alimentação saudável reduziu em 58% as chances de desenvolvimento de Diabetes tipo 2 nessa população.

Um outro artigo, ensaio clínico randomizado, com mais de 3 mil pessoas, publicado no Lancet em 2009, também observou que mudanças no estilo de vida reduzem em 34% a incidência no desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Como podemos ver, o básico segue sendo o mais eficiente tanto para alcançarmos a forma estética deseja, como para evitarmos o surgimento de doenças crônicas como o diabetes: prática de atividade física e adoção de uma alimentação saudável!

Este artigo foi útil para você? Então deixa teu comentário!

Conhece alguém que pode se beneficiar deste post? Então compartilha com ele via facebook.

E se quiser ter acesso diário a dicas de alimentação, nutrição e motivação, me segue nas redes sociais. O link para o instagram e a página no facebook estão do lado direito do blog.

Até a próxima semana!

Referências
:
1. INTERNATION DIABETES FEDERATION (IDF), 2013. Disponível em:< http://www.idf.org/diabetesatlas/update-2014>. Acesso em 05 de Outubro de 2015.

2. AMERICAN DIABETES ASSOCIATION (ADA). Standards of medical care in diabetes—2011. Diabetes Care, v. 34, Supplement 1, 2011.

3. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Definition, Diagnosis and Classification of Diabetes Mellitus and its complications. Part 1: Diagnosis and Classification of Diabetes Mellitus. Genebra, Suíça: World Health Organization, 2003.

4. SOCIEDADE BRASEILEIRA DE DIABATES (SBD). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2013–2014.

5. American Diabetes Association (ADA). Standards of medical care in diabetes—2015. Diabetes Care, v. 38, Supplement 1, 2015.

6. Reduction in the incidence of type 2 diabetes with lifestyle intervention or metformin. N Engl J Med, v.7 2002, p. 393- 403.

7. 10-year follow-up of diabetes incidence and weight loss in the Diabetes Prevention Program Outcomes Study. Lancet, v. 374, 2009, p. 1677 – 1686.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Também tem açúcar?

Seguindo ainda as postagens sobre o açúcar presente nos alimentos, hoje quero mostrar para vocês que existe uma série de alimentos industrializados que contém açúcar na sua composição, e que nós, por não estarmos acostumados a ler a lista de ingredientes, consumimos sem saber.

Olhem só:

* Molho de tomate industrializado
Ingredientes: Tomate, cebola, sal, açúcar, amido, óleo vegetal, salsa, aipo, pimenta do reino, realçador de sabor glutamato monossódico e aromatizantes (alho e cebola).

*Ketchup
Ingredientes: Tomate, açúcar, vinagre, glicose, sal, cebola, salsa e alho.

* Maionese industrializada
Ingredientes: Água, óleo vegetal, vinagre, amido modificado, ovos pasteurizados, açúcar, sal, suco de limão, acidulante ácido lático, espessante goma xantana, conservador ácido sórbico, sequestrante EDTA, cálcio dissódico, corante páprica, aromatizante (aroma natural de mostarda) e antioxidante ácido cítrico, BHT e BHA.

*Molho shoyo
Ingredientes: Água, sal refinado, soja, milho, açúcar, corante caramelo e conservador sorbato de potássio.

*Batata –frita daquela rede de fast food do palhacinho
Sim! Por mais salgada que seja, é adicionado dextrose (um tipo de açúcar) na batata, que serve para mantê-las douradinhas após a fritura.

Estes são apenas alguns exemplos de alimentos industrializados que apresentam açúcar na sua composição. Mas existem muitos outros, portanto, fique atento a lista de ingredientes.
Lembrando que todos esses alimentos apresentam versões sem açúcar. Mais uma vez, fique atento aos rótulos.

Esse post foi importante para você? Então compartilha ele no teu Facebook, passe para um amigo e deixe seu comentário!

E se você quiser ler diariamente sobre Nutrição, me segue no instagram e curte minha página no Facebook. Os links estão aqui do lado direito do blog. Até mais!

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Açúcar: você consome sem saber?

Ciente dos impactos negativos que o excesso de açúcar pode causar na sua saúde (obesidade, diabetes, etc) você não utiliza mais açúcar de adição naquele cafezinho diário e reduziu drasticamente o consumo de doces (consome apenas uma porção daquele seu doce favorito 1x/semana). Ótimo!


Mas sabia que muitos dos alimentos industrializados que você consome tem açúcar na sua composição?


Açúcar, glicose, açúcar invertido, xarope de glicose, maltodextrina, xarope de frutose, frutose, açúcar vegetal, extrato de malte são nomes muito comuns de vermos dentre os ingredientes dos alimentos industrializados que consumimos e todos eles são algum tipo de açúcar.


Alguns alimentos industrializados estampam no seu rótulo “sem açúcar”, mas quando olhamos os ingredientes encontramos “maltodextrina”. Tecnicamente, a maltodextrina não é açúcar, mas segundos após a sua ingestão, ela age no nosso organismo como se açúcar fosse: é rapidamente absorvida e eleva a glicose no sangue da mesma maneira que o açúcar. Como tecnicamente ela não é açúcar, o fabricante pode atribuir ao seu produto que ele é “zero açúcar”, mas sabemos que para um diabético, por exemplo, ela irá causar tantos malefícios quanto se a pessoa estivesse consumindo algum alimento com açúcar.


Portanto, se você quer mesmo (e deve!) reduzir a quantidade de açúcar que ingere diariamente, fiquei atento à lista de ingredientes. Quanto menos tipos de açúcar tiver, melhor. Outra dica é que segundo a Resolução n. 259 de 20 de setembro de 2002, da ANVISA, os ingredientes devem ser listados em ordem de maior para menor quantidade, portanto, quanto mais para o fim da lista de ingredientes estiver o açúcar (ou seus tipos), melhor, pois é um alimento com pouca quantidade de açúcar.



Gostou desse post? Então deixa teu comentário aqui no blog e compartilha essa informação no teu Facebook.
Aproveita e curte minha página no Facebook e me segue no Instagram (links no lado direito do blog).



Até a próxima!


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Açúcar: existe uma quantidade “segura” de consumo?


Este ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um guideline com a recomendação diária de ingestão de açúcar em adultos e crianças.

A recomendação da OMS é que o consumo de açúcar represente menos do que 10% da ingestão calórica total, tanto em adultos quanto em crianças, sendo que o ideal seria que esse consumo ficasse abaixo de 5%. Essa quantidade reduzida de açúcar preveniria o ganho de peso em todas as faixas etárias e também o desenvolvimento de cáries em crianças.

Além do açúcar de adição (aquele que colocamos no cafezinho, por exemplo), a OMS recomenda também que se fique atento a quantidade de açúcar presente nos alimentos e bebidas industrializadas.

Mas Nutri Ana, o que seria 10% do valor calórico total? Bom, pensando em uma dieta de 2000kcal, 10% proveniente do açúcar equivale a 50g de açúcar ou 12 colheres de café de açúcar por dia.

Segundo dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) de 2008/2009, a média de consumo de açúcar do brasileiro fica em torno de 16,4% do valor calórico total diário.

Considero de extrema importância estarmos atentos a essa recomendação e principalmente, cuidar a quantidade de açúcar que ingerimos sem nós sabermos. Então, fiquem ligados aqui no blog e nas minhas redes sociais, pois na próxima semana irei falar sobre o açúcar que consumimos sem saber!

Gostou dessa postagem? Então deixa um comentário pra mim aqui no blog, compartilha esse post do teu Facebook e aproveita e curta a minha página por lá também (link do lado direito aqui do blog).

Até a próxima semana!

Referências:
http://www.who.int/nutrition/publications/guidelines/sugars_intake/en/
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009/



segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Redes sociais: o seu Nutricionista é ético?

Aí você segue Nutricionistas nas redes sociais e gosta muito, em especial, de dois profissionais, pois considera as informações que eles postam de grande utilidade e também pelo fato de serem escritas baseadas em artigos científicos.


Com base nas informações que você lê na internet, você vem mudando a sua alimentação e obteve resultados de saúde e estéticos, mas de forma modesta. Querendo mais, você decide marcar uma consulta com um Nutricionista. E lembra que aqueles dois profissionais que você segue nas redes sociais atendem na sua cidade, que o valor da consulta é semelhante, bem como a forma de atendimento. No entanto, um deles posta semanalmente fotos de “antes e depois” dos pacientes que ele atende e o outro, não. Como você quer resultados, acaba marcando consulta com aquele Nutricionista do “antes e depois”, afinal, se ele mostra resultados e o outro Nutricionista não, é porque de fato, o tratamento nutricional dele funciona, certo?


Não necessariamente!


É muito provável que o Nutricionista que não posta fotos de “antes e depois” também tenha ótimos resultados com os seus pacientes, mas ele respeita o Código de Ética do Nutricionista, pois este tipo de postagem contaria dois artigos do código de ética, já que levam a uma prática sensacionalista e de autopromoção (Art.22, inciso I); também, para que o Nutricionista possa divulgar fotos e vídeos do resultado do seu trabalho é necessário que ele tenha autorização expressa, por escrito, do paciente (Art.22, inciso II).


Veja o que diz o Código de Ética:
Art.22. Relativamente à publicidade, é vedado ao Nutricionista:
I – utilizá-la com objetivos de sensacionalismo e de autopromoção;

II – divulgar dados, depoimentos ou informações que possam conduzir à identificação de pessoas, de marcas ou nomes de empresas, ou de nomes de instituições, salvo se houver anuência expressa e manifesta dos envolvidos ou interessados.


Minha opinião pessoal é que, mesmo com autorização, não devemos expor os nossos pacientes nas redes sociais. Agora, se o paciente quiser se expor em seus perfis e marcar o seu Nutricionista na postagem, aí é outra questão. É o paciente sentindo-se a vontade para expor a sua história e motivar aqueles que o seguem. É o livre arbítrio dele e não eu querendo ganhar mais pacientes expondo a intimidade daquele que me procurou para auxiliá-lo na busca do seu objetivo.


Portanto, antes de contratar o serviço de um profissional de saúde como um Nutricionista, fique atento não só aos resultados que ele vende, mas também a sua formação técnica e sua ética profissional.


* Achou essa postagem útil? Então deixa um comentário aqui no blog e compartilha ela no teu Facebook!

* Quer saber quando tem postagem nova aqui no blog? Então curte a minha página no Facebook e me segue no Instagram (os links estão do lado direito do blog ;o) )

* E se quiser que ler aqui sobre algum assunto de Nutrição, me deixa um recado que elaboro uma postagem.

Até mais!


Receita de pão integral caseiro

Olá!

Sempre digo que a minha Mãe é mais nutricionista do que eu! Durante a faculdade, tudo o que aprendia sobre alimentação saudável e falava para ela, era adotado na nossa alimentação. Aqui em casa utilizamos o menos possível de alimentos industrializados, então fazemos o nosso próprio pão integral.

A receita? Confere:


Pão integral caseiro
Ingredientes:

- 4 xícaras de farinha integral
- 2 xícaras de farinha de trigo branca
- 3 colheres de óleo (pode ser de coco)
- 1 colher sopa de fermento seco
- 2 1/2 xícara de água morna
- 1/2 xícara de aveia
- 2 colheres de sopa de gergelim
- 2 colheres sopa de linhaça

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes secos e o óleo, e vá adicionando a água aos poucos até que a massa desgrude das mãos. Cubra bem e deixe crescer até a massa ficar fofa (em torno de 45 minutos). Corte a massa ao meio e modele os pães. Unte a forma, coloque a massa dentro e leve ao forno médio por 45 minutos.

Tempo de preparo: em torno de 2 horas
Rendimento: 2 pães pequenos

♡ DICA: Você pode fazer este pão e congelar no freezer. Quando for consumir, é só descongelar no micro-ondas. Fica quentinho com sabor de pão feito na hora.


Gostou da receita? Então deixa o seu comentário!

Conehce alguém que pode se beneficiar dessa informação? Então compaertilha com ela por email ou facebook.

Até mais!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Em época de crise, prefira o consumo de frutas e hortaliças da estação

Olá amigos, tudo bem?



Todos nós já percebemos que está cada vez mais caro realizar as compras do mês, certo?



Mas para economizar, uma dica que eu dou é sempre preferir consumir as frutas e legumes da época, pois costumam ser mais baratas, visto que há maior quantidade para venda. Além disso, por serem da estação, costumam também estar com uma aparência e sabor melhores, além de serem mais ricas em suas vitaminas e minerais.

Hoje em dia é possível comer abacaxi no inverno e kiwi no verão, por exemplo, devido a importações e outras artimanhas agrícolas, por isso, se quer agradar o seu bolso e sua saúde, fique atento ao calendário abaixo e boas compras!




Essa postagem foi útil para você? Então curte, deixa um comentário e compartilha ela nas tuas redes sociais. Quer saber quando tem post novo aqui no blog? Então curte minha página no Facebook e me segue no instagram! Os links estão do lado direito aqui do blog!

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Projeto de lei quer dedução no Imposto de Renda de despesas com academias, personal trainers e Nutricionistas

Foi aprovada quarta-feira (7) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, o projeto do ex-senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) que amplia o rol de despesas passíveis de dedução da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Pelo projeto, gastos com nutricionista, profissional de educação física e clínicas ou academias de atividades físicas, nas modalidades especificadas em regulamento, poderão ser listadas na declaração.


– Essa é uma luta constante do Conselho. Em 2012, encaminhamos um projeto de lei com esse tema mas ele foi arquivado. Agora temos o apoio do senador Romário, que defende a nossa causa e entende que investir em atividades físicas reduz os gastos com saúde – afirma Carmen Masson, presidente do conselho regional de Educação Física do Rio Grande do Sul.

Saiba como emagrecer, ganhar massa muscular e aumentar a resistência

O PLS 112/2012 foi aprovado com modificações do relator, senador Romário (PSB-RJ), que retirou do texto a obrigatoriedade de o gasto com professor de educação física e com academia ser uma recomendação médica. Pela proposta aprovada, as despesas com as atividades físicas passam a ser permitidas, desde que respeitem o teto do mesmo valor que o limite máximo de gastos com instrução. Na declaração de 2015, foi de R$ 3.375,83 por pessoa. A matéria agora segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde receberá decisão terminativa e posteriormente pode ir à votação.



Vamos ficar na torcida! =)


Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/bem-estar/noticia/2015/10/projeto-de-lei-quer-deducao-no-ir-de-despesas-com-academias-e-personal-trainer-4865246.html

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Alimentos industrializados no Brasil são mais danosos que similares europeus


No dia 28 do último mês foi divulgado pela PROTESTE uma matéria em que eles avaliaram a tabela nutricional de 12 alimentos fabricados no Brasil e na Europa. A conclusão? Os alimentos ultraprocessados fabricados aqui no Brasil apresentam muito mais gordura, açúcar e aditivos do que os similares fabricados na Europa.



Confere o que a matéria mostra sobre alguns alimentos e minhas considerações:



Iogurte Activia sabor morango integral: por exemplo, possui no Brasil o dobro da quantidade de ingredientes e aditivos do que sua versão europeia. Por que um iogurte precisa de 23 ingredientes?

Consideração da Nutri: os melhores iogurtes possuem apenas 2 ingredientes: leite e fermento lácteo! Não está acostumado com o sabor dos iogurtes naturais? Dependendo do seu objetivo/saúde pode consumi-lo com frutas, castanhas, canela, cacau em pó...



Salgadinho Doritos Queijo Nacho: a versão brasileira é a que apresenta mais aditivos em sua composição, incluindo o corante amarelo crepúsculo, com potencial alérgico. Já a versão belga desse salgadinho possui 2,4% de gordura saturada, enquanto a nossa tem 11,6%. É um alimento que tem mais de 20 ingredientes quando, na teoria, diz ser feito de milho e queijo.

Consideração da Nutri: não aconselho que este tipo de alimento faça parte da alimentação de ninguém, ainda mais das crianças! Alto valor calórico e baixo valor nutricional. Quer comer chips? Corte batata doce em fatias bem finas e ponha para assar no forno... fica uma delícia!! Também podemos ter chips de abobrinha. Ao assar esses alimentos, a água evapora e eles ficam concentrados em carboidratos, bem docinhos!



Sorvete Häagen Dazs sabor chocolate belga: o produto brasileiro é o único que declara ter gordura trans. E, enquanto na Europa ele tem 22% de chocolate, no Brasil conta com 14%. Será que vale a pena pagar caro por essa sobremesa?

Considerações da Nutri: infelizmente a maioria dos sorvetes tem um alto teor de gordura. As melhores opções são os de fruta.



Cereal matinal Corn Flakes: fabricado no Brasil, é o que oferece menor quantidade de fibras alimentares em sua composição em relação aos países pesquisados. Na porção de 30g descrita na embalagem, a quantidade de fibras é tão insignificante que, de acordo com a legislação brasileira, é expressa como zero.

Considerações da Nutri: Esses cereais matinais industrializados costumam apresentar bastante açúcar na sua composição, não sendo o melhor alimento para começar o seu dia ou para o lanchinho da tarde. Opção? Granola (sem açúcar!), aveia ou mix de grãos e frutas oleaginosas que você mesmo pode preparar em casa.




Quando se trata do consumo de alimentos industrializados, menos é mais! Quanto menos ingredientes tiver descrito na embalagem, melhor (menos açúcar, menos aditivos, menos corantes e conservantes).


quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Nutricionista Ana Cláudia Duarte

Olá pessoal!!


Estou voltando com o blog, que está todo repaginado assim como a minha logomarca! ;o)


Curte minha página no Facebook e me segue no Instagram para saber das postagens novas aqui no blog



As informações sobre o meu atendimento, consultório e contato estão todas aqui no blog e também nas minhas redes sociais.