segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Redes sociais: o seu Nutricionista é ético?

Aí você segue Nutricionistas nas redes sociais e gosta muito, em especial, de dois profissionais, pois considera as informações que eles postam de grande utilidade e também pelo fato de serem escritas baseadas em artigos científicos.


Com base nas informações que você lê na internet, você vem mudando a sua alimentação e obteve resultados de saúde e estéticos, mas de forma modesta. Querendo mais, você decide marcar uma consulta com um Nutricionista. E lembra que aqueles dois profissionais que você segue nas redes sociais atendem na sua cidade, que o valor da consulta é semelhante, bem como a forma de atendimento. No entanto, um deles posta semanalmente fotos de “antes e depois” dos pacientes que ele atende e o outro, não. Como você quer resultados, acaba marcando consulta com aquele Nutricionista do “antes e depois”, afinal, se ele mostra resultados e o outro Nutricionista não, é porque de fato, o tratamento nutricional dele funciona, certo?


Não necessariamente!


É muito provável que o Nutricionista que não posta fotos de “antes e depois” também tenha ótimos resultados com os seus pacientes, mas ele respeita o Código de Ética do Nutricionista, pois este tipo de postagem contaria dois artigos do código de ética, já que levam a uma prática sensacionalista e de autopromoção (Art.22, inciso I); também, para que o Nutricionista possa divulgar fotos e vídeos do resultado do seu trabalho é necessário que ele tenha autorização expressa, por escrito, do paciente (Art.22, inciso II).


Veja o que diz o Código de Ética:
Art.22. Relativamente à publicidade, é vedado ao Nutricionista:
I – utilizá-la com objetivos de sensacionalismo e de autopromoção;

II – divulgar dados, depoimentos ou informações que possam conduzir à identificação de pessoas, de marcas ou nomes de empresas, ou de nomes de instituições, salvo se houver anuência expressa e manifesta dos envolvidos ou interessados.


Minha opinião pessoal é que, mesmo com autorização, não devemos expor os nossos pacientes nas redes sociais. Agora, se o paciente quiser se expor em seus perfis e marcar o seu Nutricionista na postagem, aí é outra questão. É o paciente sentindo-se a vontade para expor a sua história e motivar aqueles que o seguem. É o livre arbítrio dele e não eu querendo ganhar mais pacientes expondo a intimidade daquele que me procurou para auxiliá-lo na busca do seu objetivo.


Portanto, antes de contratar o serviço de um profissional de saúde como um Nutricionista, fique atento não só aos resultados que ele vende, mas também a sua formação técnica e sua ética profissional.


* Achou essa postagem útil? Então deixa um comentário aqui no blog e compartilha ela no teu Facebook!

* Quer saber quando tem postagem nova aqui no blog? Então curte a minha página no Facebook e me segue no Instagram (os links estão do lado direito do blog ;o) )

* E se quiser que ler aqui sobre algum assunto de Nutrição, me deixa um recado que elaboro uma postagem.

Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário