segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Alimentos industrializados no Brasil são mais danosos que similares europeus


No dia 28 do último mês foi divulgado pela PROTESTE uma matéria em que eles avaliaram a tabela nutricional de 12 alimentos fabricados no Brasil e na Europa. A conclusão? Os alimentos ultraprocessados fabricados aqui no Brasil apresentam muito mais gordura, açúcar e aditivos do que os similares fabricados na Europa.



Confere o que a matéria mostra sobre alguns alimentos e minhas considerações:



Iogurte Activia sabor morango integral: por exemplo, possui no Brasil o dobro da quantidade de ingredientes e aditivos do que sua versão europeia. Por que um iogurte precisa de 23 ingredientes?

Consideração da Nutri: os melhores iogurtes possuem apenas 2 ingredientes: leite e fermento lácteo! Não está acostumado com o sabor dos iogurtes naturais? Dependendo do seu objetivo/saúde pode consumi-lo com frutas, castanhas, canela, cacau em pó...



Salgadinho Doritos Queijo Nacho: a versão brasileira é a que apresenta mais aditivos em sua composição, incluindo o corante amarelo crepúsculo, com potencial alérgico. Já a versão belga desse salgadinho possui 2,4% de gordura saturada, enquanto a nossa tem 11,6%. É um alimento que tem mais de 20 ingredientes quando, na teoria, diz ser feito de milho e queijo.

Consideração da Nutri: não aconselho que este tipo de alimento faça parte da alimentação de ninguém, ainda mais das crianças! Alto valor calórico e baixo valor nutricional. Quer comer chips? Corte batata doce em fatias bem finas e ponha para assar no forno... fica uma delícia!! Também podemos ter chips de abobrinha. Ao assar esses alimentos, a água evapora e eles ficam concentrados em carboidratos, bem docinhos!



Sorvete Häagen Dazs sabor chocolate belga: o produto brasileiro é o único que declara ter gordura trans. E, enquanto na Europa ele tem 22% de chocolate, no Brasil conta com 14%. Será que vale a pena pagar caro por essa sobremesa?

Considerações da Nutri: infelizmente a maioria dos sorvetes tem um alto teor de gordura. As melhores opções são os de fruta.



Cereal matinal Corn Flakes: fabricado no Brasil, é o que oferece menor quantidade de fibras alimentares em sua composição em relação aos países pesquisados. Na porção de 30g descrita na embalagem, a quantidade de fibras é tão insignificante que, de acordo com a legislação brasileira, é expressa como zero.

Considerações da Nutri: Esses cereais matinais industrializados costumam apresentar bastante açúcar na sua composição, não sendo o melhor alimento para começar o seu dia ou para o lanchinho da tarde. Opção? Granola (sem açúcar!), aveia ou mix de grãos e frutas oleaginosas que você mesmo pode preparar em casa.




Quando se trata do consumo de alimentos industrializados, menos é mais! Quanto menos ingredientes tiver descrito na embalagem, melhor (menos açúcar, menos aditivos, menos corantes e conservantes).


Um comentário:

  1. A pedidos da assessoria de imprensa General Mills Brasil, detentora da marca Häagen-Dazs publico nota explicativa (segundo a General Mills Brasil):

    A General Mills Brasil, detentora da marca Häagen-Dazs, informa que segue as leis brasileiras. Nesse sentido, a formulação do sorvete comercializado no País, importado da França, deve trazer a descrição dos ingredientes separadamente. Ou seja: massa de sorvete 14% de chocolate e 8% de chocolate em pedaços, o que configura a mesma porcentagem de 22% no total, igual a descrita nos produtos europeus, que não precisam desmembrar os itens nos seus rótulos.

    A General Mills Brasil reforça ser uma empresa sólida na fabricação e comercialização de alimentos, detentora de evidente reconhecimento e destaque nacional e internacional, com atuação de mais de 50 anos no segmento, fabricando, embalando e comercializando seus produtos, desde sempre, em consonância com as diretrizes legais do País.

    General Mills Brasil




    ResponderExcluir