segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Açúcar: você consome sem saber?

Ciente dos impactos negativos que o excesso de açúcar pode causar na sua saúde (obesidade, diabetes, etc) você não utiliza mais açúcar de adição naquele cafezinho diário e reduziu drasticamente o consumo de doces (consome apenas uma porção daquele seu doce favorito 1x/semana). Ótimo!


Mas sabia que muitos dos alimentos industrializados que você consome tem açúcar na sua composição?


Açúcar, glicose, açúcar invertido, xarope de glicose, maltodextrina, xarope de frutose, frutose, açúcar vegetal, extrato de malte são nomes muito comuns de vermos dentre os ingredientes dos alimentos industrializados que consumimos e todos eles são algum tipo de açúcar.


Alguns alimentos industrializados estampam no seu rótulo “sem açúcar”, mas quando olhamos os ingredientes encontramos “maltodextrina”. Tecnicamente, a maltodextrina não é açúcar, mas segundos após a sua ingestão, ela age no nosso organismo como se açúcar fosse: é rapidamente absorvida e eleva a glicose no sangue da mesma maneira que o açúcar. Como tecnicamente ela não é açúcar, o fabricante pode atribuir ao seu produto que ele é “zero açúcar”, mas sabemos que para um diabético, por exemplo, ela irá causar tantos malefícios quanto se a pessoa estivesse consumindo algum alimento com açúcar.


Portanto, se você quer mesmo (e deve!) reduzir a quantidade de açúcar que ingere diariamente, fiquei atento à lista de ingredientes. Quanto menos tipos de açúcar tiver, melhor. Outra dica é que segundo a Resolução n. 259 de 20 de setembro de 2002, da ANVISA, os ingredientes devem ser listados em ordem de maior para menor quantidade, portanto, quanto mais para o fim da lista de ingredientes estiver o açúcar (ou seus tipos), melhor, pois é um alimento com pouca quantidade de açúcar.



Gostou desse post? Então deixa teu comentário aqui no blog e compartilha essa informação no teu Facebook.
Aproveita e curte minha página no Facebook e me segue no Instagram (links no lado direito do blog).



Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário