sexta-feira, 7 de maio de 2010

Alergia a Proteína do Leite de Vaca
























A alergia a proteína do leite de vaca (APLV) ocorre geralmente em crianças, sendo mais comum entre 0 e 2 anos de idade. Os sintomas costumam aparecer quando a criança começa a receber o leite de vaca, mas podem se manifestar enquanto a criança recebe o leite materno, através da ingestão do leite de vaca pela mãe.

A alergia a proteína do leite de vaca costuma acometer de 0,3 a 10% das crianças entre 0 e 2 anos.

A alergia alimentar envolve o sistema imunológico. Ocorre quando uma substância que por si só não causaria nenhum efeito adverso provoca uma reação imune no indivíduo.

Os sintomas da APLV podem ser vômitos, cólicas, diarréias, erupção cutânea, prisão de ventre, urticária (placas avermelhadas na pele), chiado no peito, coriza, coceira no nariz e olhos. Como esses sintomas são comuns a várias doenças, pode ser que o pediatra tenha dificuldade em estabelecer o diagnóstico rapidamente e quanto mais demora o diagnóstico, mais prejudicial é para a criança. A alergia ao leite de vaca pode levar ao baixo ganho de peso, de altura e desnutrição, que por sua vez pode prejudicar o desenvolvimento neuromotor.

O tratamento para a APLV consiste em retirar o leite de vaca da dieta da criança. Quando a criança esta sendo amamentada no peito, o leite de vaca deve ser excluído da dieta materna.

Para as crianças, o leite de vaca deve ser substituído por fórmula de soja e se necessário, por fórmula com hidrolisado da proteína do leite de vaca ou de soja.

Geralmente, a criança com APLV, torna-se tolerante ao leite até os 2 anos de idade, desde que, durante este período, ela não seja exposta a este alimento.

Para mais informações, visite o site:
http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário