quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Café Nosso de Cada Dia

O post de hoje é uma sugestão do leitor Robson. Se você tem alguma dúvida sobre Nutrição ou quer saber mais sobre algum assunto, é só deixar nos comentários. Todas as sugestões são sempre bem vindas!





















O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína — geralmente 80 a 140 mg para cada 200 mL dependendo do método de preparação.

Benefícios do café

O consumo diário e moderado de café (até 3 xícaras por dia) confere alguns benefícios para a saúde, como:
- torna o cérebro mais atento, estimula a memória, atenção e concentração, melhora a atividade intelectual e se consumido por crianças ou jovens, pode ajudar no aprendizado escolar;

- previne o mal de Parkinson e a depressão (por aumentar a influência da dopamina, que é um neurotransmissor);

- o café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína;

- há também em sua composição substâncias anticancerígenas, como os polifenóis antioxidantes e o cafestol, capazes de prevenir os cânceres de cólon e de próstata.

- para os atletas, mais benefícios: o consumo diário de café auxilia na produção de endorfinas e encefalinas, melhorando a performance.

Indivíduos com gastrite e/ ou úlcera não devem consumir café, pois a bebida estimula a mucosa gástrica, causando irritação e por consequência dor.

Indivíduos com osteoporose, especialmente mulheres, devem consumir o café longe do leite e derivados. A cafeína diminui a absorção do cálcio, mineral de extrema importância para a formação e manutenção dos ossos.

E uma ótima notícia: o café quase não tem calorias! Mas atenção!! É preciso ter muito cuidado com a quantidade de açúcar que você utiliza para adoçar o café. Cada colher de chá de açúcar tem em torno de 16 cal, que somadas ao longo do dia podem resultar num número excessivo de calorias, podendo aumentar o seu peso.

Um comentário:

  1. Ótimas essas informações sobre o café que tomo diariamente. No entanto, vou ter mais cuidado com o açucar.

    ResponderExcluir