quarta-feira, 28 de abril de 2010

Hipertensão
















Na última segunda -feira, 26 de Abril foi o dia de Prevenção a Hipertensão.

Um indivíduo é considerado hipertenso quando apresenta níveis de pressão arterial igual ou superior a 14/90 mmHg. O nível de pressão considerado como ótimo é de 12/80 mmHg.

A Hipertensão Arterial Sistêmica é a mais frequente das doenças cardiovasculares, sendo um fator de risco independente para o desenvolvimento de doenças do coração. É também o principal fator de risco para as complicações mais comuns, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio, além da doença renal crônica.

A Hipertensão é responsável por 40% das mortes por AVC, 25% das mortes por doença arterial coronariana e, em combinação com o diabetes, 50% dos casos de insuficiência renal terminal.

No Brasil, cerca de 17 milhões de pessoas têm Hipertensão, o que representa 35% da população com mais de 40 anos. No entanto, este número é crescente.

O aparecimento da Hipertensão está cada vez mais precoce. Estima-se que cerca de 4% das crianças e adolescentes também apresentem Hipertensão.

A hipertensão é uma doença silenciosa, aparecendo os sinais e sintomas depois de muito tempo em que a pessoa já está com hipertensão.

Os fatores que levam ao desenvolvimento da hipertensão são relacionados ao estilo de vida e podem ser modificados.

Fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão:

- idade: a pressão arterial aumenta com a idade;

- tabagismo

- fatores socioeconômicos: nível socioeconômico mais baixo está associado a maior prevalência de hipertensão arterial e de fatores de risco para elevação da pressão arterial. Hábitos dietéticos, incluindo consumo de sal e ingestão de álcool, IMC aumentado, estresse e menor acesso aos cuidados de saúde e nível educacional são possíveis fatores associados.

- sal: o excesso de consumo de sódio contribui para a ocorrência de hipertensão arterial.

- obesidade: o excesso de peso é um fator que predispõe para o desenvolvimento de hipertensão, podendo ser responsável por 20 a 30% dos casos. 75% dos homens e 65% das mulheres apresentam hipertensão ligada ao sobrepeso ou obesidade.

- álcool: o consumo elevado de bebidas alcoólicas, como vinho, cerveja e destilados aumenta a pressão arterial. Alguns estudos científicos mostram que o consumo de bebida alcoólica fora de refeições aumenta o risco de hipertensão, independente da quantidade de álcool consumida.

- sedentarismo: indivíduos sedentários apresentam risco aproximado 30% maior de desenvolver hipertensão do que indivíduos ativos.

A adoção de um estilo de vida saudável é fundamental para o tratamento da hipertensão. Os principais fatores ambientais modificáveis da hipertensão arterial são os hábitos alimentares inadequados, com ingestão excessiva de sal e baixo consumo de vegetais, sedentarismo, obesidade e consumo exagerado de álcool, podendo-se obter redução dos níveis da pressão arterial e diminuição do risco cardiovasculares controlando esses fatores.

Dicas para prevenir o desenvolvimento da hipertensão:
- controlar o peso. Em pacientes obesos ou com excesso de peso, uma redução de 5 a 10% do peso atual já melhora os níveis de pressão. A perda de peso melhora a hipertensão arterial, portanto, sempre que possível, substitua as gorduras animais por óleos vegetais, diminua o consumo de açúcares e dê preferência aos alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes, pães e farinhas integrais.

- diminuir o consumo de sal: o recomendando é que se consuma no máximo 6g de sal por dia, no entanto, a média de consumo de sal do brasileiro é de 10 a 12g/dia. A recomendação de ingestão diária de sal de 6g/dia equivale a 2 g que estão presentes nos alimentos e as outras 4g equivalem a 4 colheres de café rasas de sal, distribuídas no preparo das refeições.

Através de algumas medidas simples é possível reduzir o consumo de sal:

Você deve evitar ou reduzir ao máximo o consumo de alimentos ricos em sódio, pois eles podem fazer a sua pressão arterial subir. Evite:

- Temperos e molhos: temperos prontos que contenham sal, como caldos de carne, mostarda, catchup, molho inglês, molho de soja, e sopas prontas;

- Carnes e peixes salgados, como carne seca, costela, toucinho, bacon, bacalhau, arenque;

- Frios e embutidos: linguiças, salsichas, salames, mortadela, presunto;

- Alguns queijos, como prato, muzzarela, provolone, parmesão, requeijão;

- Carnes industrializadas: hambúrguer, quibe, almôndegas, nuggets, etc;

- Enlatados e conservas como, azeitona, milho, ervilha, palmito, aspargos, cogumelos, picles, extrato de tomate, sardinha, atum, pastas e patês;

- Salgadinhos: batatas chips, amendoim, castanhas salgadas, pipoca com sal;

- Algumas bebidas, como bebidas alcoólicas, refrigerantes, água com gás e café.

- Na hora de arrumar a mesa para o almoço ou o jantar, não coloque o saleiro na mesa. Essa prática simples vai evitar que você coloque sal por cima dos alimentos que já foram cozidos com sal, evitando excessos.

Cozinhe os alimentos com o mínimo de sal possível. Escolha uma das preparações (carne, por exemplo) e prepare apenas esta com sal. Na hora de servir seu prato, você pode distribuir por cima dele 1g de sal, mas não ultrapasse essa quantidade.

O simples ato de reduzir o consumo de sal pode diminuir os níveis de pressão arterial em até 20%

Você pode utilizar ervas como tempero para dar mais sabor a sua refeição. Utilize manjericão, manjerona, orégano, salsa, tempero verde.
Alimentos ricos em cálcio ajudam a regularizar a pressão arterial. Consuma: leites magros, iogurtes sem gordura e queijos brancos, além de vegetais verdes escuros, como couve, brócolis, etc.

Alimentos ricos em potássio também contribuem para melhorar os níveis de pressão arterial. Consuma: amora, abacate, banana, melão, maracujá, grãos e cereais integrais, feijão, grão de bico, ervilha fresca e seca, aveia, gérmen de trigo, beterraba, batata, rabanete, cenoura, cará, salsa, almeirão, couve, chicória, espinafre.

Você pode utilizar ervas como tempero para dar mais sabor a sua refeição. Utilize manjericão, manjerona, orégano, salsa, tempero verde.

Fonte: V Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, São Paulo, 13 de fevereiro de 2006.

Caderno de Atenção Básica - Hipertensão. Ministério da Saúde, 2006

Um comentário:

  1. Olá blogueiro!
    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.
    Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Obrigado!
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir