segunda-feira, 24 de maio de 2010

Celulite


















Celulite!! Esta palavra causa pânico na maioria das mulheres e sim! Em alguns homens também, pois mesmo estando menos propensos ao desenvolvimento dessa desordem estética, homens também podem desenvolver celulite.

Mas se a palavra CELULITE já assusta, imagina o seu nome científico, que é Hidrolipodistrofia ginóide! Parece ainda pior, não?

E mais uma notícia não muito agradável: a celulite pode acometer qualquer parte do corpo, exceto as palmas das mãos e dos pés e o couro cabeludo. São atingidas com maior frequência a parte superior das coxas, interna e externamente, a porção interna dos joelhos, região abdominal, região glútea e porção superior dos braços.

Na maioria dos casos, a celulite resulta de um problema circulatório: a circulação se processa mais lentamente devido ao sedentarismo, fumo, obesidade e outros fatores. Assim, os capilares sanguíneos se enfraquecem, ficando mais permeáveis, propiciando o extravasamento do plasma para o exterior dos vasos sanguíneos e consequentemente levando ao aumento do líquido nos espaços entre as células. O organismo então reage criando uma barreira fibrosa, que engloba este líquido extravasado junto com as células adiposas, desenvolvendo a celulite.

São vários os fatores que propiciam o aparecimento da celulite, entre eles: fatores genéticos desequilíbrio hormonal, sedentarismo, fumo, excesso de peso, constipação intestinal.

Do ponto de vista Nutricional, a alimentação consumida pela maioria da população brasileira, e boa parte da população mundial, caracterizada por mais alimentos industrializados, semiprocessados ou prontos para o consumo, com alimentos ricos em carboidratos simples (açúcar, produtos refinados, doces), lipídeos e proteínas de origem animal, sal e poucos alimentos in natura, como frutas e hortaliças, está intimamente relacionada aos fatores que aumentam a celulite.

A Nutrição, aliada aos tratamentos estéticos, tem um papel muito importante no manejo clínico da celulite, pois para cada fator predisponente no desenvolvimento da celulite, há um tipo de alimentação específica, a fim de melhorar o aspecto da pele. Através da alimentação correta é possível:
- diminuir o efeito tóxico da constipação na celulite;
- reduzir o acúmulo de gordura;
- atenuar a permeabilidade dos capilares sanguíneos;
- auxiliar no restabelecimento do desequilíbrio hormonal.


Fica ligado (a) no blog, pois na próxima semana darei dicas de alimentação para o combate da celulite.

FONTE: SCHNEIDER, Aline P.; PESSOA, Juliana S.M. Lipodistrofia ginóide (celulite). In: SCHNEIDER Aline P. Nutrição Estética. São Paulo: Atheneu, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário