sexta-feira, 21 de maio de 2010

Segurança Alimentar e Nutricional da Seleção Brasileira é prioridade na África

























Enquanto inúmeras pessoas adultas lutam contra a balança e sofrem para consumir diariamente uma dieta de baixas calorias, os jogadores da Seleção Brasileira de Futebol ingerem em média de 3.500 kcal a 4.300 kcal/dia. Essa necessidade energética é acompanhada de perto pela Nutricionista Sílvia Ferreira (CRN -4/ 3.103), que está com o grupo há 9 anos.

A disciplina dos jogadores da Seleção Brasileira é um fator que tem permitido uma atuação tranquila da Nutricionista para garantir a segurança alimentar e nutricional do grupo. Com a experiência de quem já elaborou os cardápios das Copas da Coréia (2002) e da Alemanha (2006), Sílvia credita a boa adaptação e o bom comportamento dos atletas ao fato de muitos atuarem em times Europeus.

Para agradar a equipe de jogadores, o trabalho é intenso. Antes mesmo da comissão técnica e atletas chegarem ao local da competição o cozinheiro brasileiro, da equipe de cozinha da Granja Comary, se antecipa para preparar os cardápios elaborados pela nutricionista. O cardápio dos atletas é composto por ingredientes bem brasileiros, como feijão preto, farinha de mesa, goiabada cascão e carne seca. Sem exageros e esporadicamente, a pizza é servida num lanche e o sorvete de sobremesa.

Em Copas anteriores, a pré -temporada de treinamentos acontecia em Teresópolis, na Granja Comary, e nessa ocasião, a Nutricionista Sílvia acompanhava as avaliações físicas, principalmente quanto ao percentual de gordura. “O tempo era muito curto, tanto para perda de peso quanto para o aumento da massa magra (músculo), mas mesmo assim, os resultados sempre foram muito positivos" diz Sílvia. Este ano a preparação acontecerá fora do Rio de Janeiro.

Na Granja Comary os atletas fazem quatro refeições por dia (café da manhã, almoço, jantar e lanche) e quando o treino acontece pela manhã ou a tarde são servidos para eles, no vestiário, frutas diversas, sucos de frutas, café e chocolate.

Fonte: Reprodução Parcial da Revista do Conselho Federal de Nutricionistas nº30 -2010, pág. 7

Boa Sorte para a Seleção Brasileira!! Que venha o hexa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário