quarta-feira, 7 de abril de 2010

7 de abril - Dia Mundial da Saúde.













Quarta -feira agora é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Mas o que é saúde? Você se considera uma pessoa com saúde?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Concordo em partes com esta definição, pois, realmente um indivíduo pode não ter nenhuma doença, mas também não ter condições dignas de viver. No entanto, se formos levar este conceito "ao pé da letra", quem tem saúde?

Nos últimos anos tem aumentado muito, em todo mundo, o número de pessoas com as chamadas Doenças Crônicas não Transmissíveis, que são as doenças que a pessoa desenvolve por conta do seu estilo de vida ( e também pela herança genética), como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças do coração, etc.

Alguns dados sobre o crescimento destas doenças:

- De acordo com o IBGE, em 2004, 12,7% das mulheres e 8,8% dos homens adultos estavam obesos. A prevalência é mais alta nas regiões Sul e Sudeste do País. Com certeza nos últimos 6 anos o número de obesos no Brasil cresceu.

- Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas com Diabetes Mellitus em todo mundo era de 177 milhões em 2000 e a expectativa é que este número chegue a 350 milhões de pessoas em 2025. No Brasil são cerca de 10 milhões de pessoas com diabetes.

- A Hipertensão Arterial Sistêmcia (HAS) é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais, sendo responsável por pelo menos 40% das mortes por acidente vascular cerebral e por mais de 25% das mortes por doença arterial coronariana. Estima-se que entre 22 e 40% da população brasileira tenha hipertensão arterial.

- No Brasil, o diabetes, junto com a hipertensão arterial são responsáveis pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações, amputações de membros inferiores e ainda, 62,1% dos diagnósticos primários em pacientes com insuficiência renal crônica.


Como estas doenças são evitáveis, é essêncial que se adote de um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e prática de atividade física.


Algumas dicas para você ter uma qualidade de vida melhor:

* Procure realizar as suas refeições em ambiente tranquilo. Coma pequenas quantidade e várias vezes ao dia. Mastigue bem os alimentos para facilitar a digestão.

* Beba bastante líquidos, cerca 2 litros por dia. Prefira água e evite refrigerantes, sucos artificiais e bebidas alcoólicas.

* Aumente o consumo de alimentos com fibras, como pães, cereais integrais, frutas, legumes, sementes e saladas cruas. As fibras auxiliam na regularização da função intestinal, além de ajudar no equilíbrio do açúcar no sangue e a baixar os níveis de colesterol.

* Evite usar muito sal, pois ele aumenta a pressão. Tempere os alimentos com cebola, alho, louro, manjeroa, alecrim, orégano, etc. Lembre-se que alguns alimentos também são ricos em sódio (um dos componentes do sal) e devem ser evitados, como: salgadinhos, patês, salsicha, linguiça, presunto, salame, temperos prontos, sopas de pacote, condimentos do tipo mostarda e catchup, enlatados como atum, sardinha, ervilha, milho e conservas (pepino).

* Procure diminuir o uso de açúcar e o consumo de doces.

* Pratique atividade física.

* Procure dormir, no mínimo, 6 horas por noite.

* Viste seu médico e seu dentista pelo menos a cada 6 meses.

* Reserve algumas horas do seu dia para o lazer.

Aproveite este dia e comece a cuidar mais da sua saúde, a final, a prevenção é o melhor remédio.

Um comentário:

  1. Pois é, hoje também é Dia do Jornalista. Existe uma lenda urbana que afirma que estes profissionais são conhecidos por não cuidarem da saúde, pois bebem, fumam, dormem tarde, trabalham demais, não fazem exercícios físicos e se alimentam mal.

    ResponderExcluir