quinta-feira, 1 de abril de 2010

Páscoa





















No próximo domingo, dia 4 de abril, será domingo de Páscoa. Muitas casas estarão repletas de chocolate. Para aqueles que estão de dieta ou preocupados com o peso, é uma época difícil, pois como resistir as tentações? Será que o chocolate pode fazer parte de um plano alimentar saudável?

Aos chocolátras de plantão, tenho uma boa notícia: o chocolate na quantidade e do tipo certo faz até bem a saúde.

Você pode comer chocolate todos os dias, desde que consuma uma porção de até 30g, o que equivale a uma barra pequena, ou 4 quadradinhos da barra grande ou um bombom, e de preferência o chocolate amargo, que é mais benéfico a saúde.

Por ser um alimento altamente calórico (em média 100g oferecem 500 calorias), deve-se ter muito cuidado na quantidade de chocolate consumido. Em excesso, ele acaba engordando. Além disso, o chocolate branco é mais calórico que o chocolate ao leite ou amargo.


No mercado existem vários tipos de chocolate, há saber:
- chocolate amargo: sua composição básica é feita com grãos de cacau torrados, sem adição de leite. Possuí, no mínimo, 56 a 85% de cacau. Pouca quantidade de manteiga de cacau e pouco açúcar.

-chocolate meio amargo: é composto de 40 a 55% de cacau,pouca manteiga de cacau e pouco açúcar.Pode ser acrescentado outras substâncias.

-chocolate ao leite: na sua confecção é adicionado leite ou leite em pó, leite condensado, manteiga de cacau e açúcar. Possuí na sua composição de 20 a 39% de cacau.

-chocolate branco: é feito com manteiga de cacau adicionada de leite, açúcar e lecetina. Não tem cacau na sua composição.Pode ser acrescentado outras substâncias.

O chocolate amargo é o único com benefícios a saúde. No chocolate ao leite, os efeitos benéficos do cacau são menores, porque o leite enfraquece o poder do cacau.


O cacau, presente em quantidades maiores nos chocolates do tipo amargo, se consumido em quantidades moderadas, tem efeito antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso possuí flavonóides que protegem o coração. As catequinas, um tipo de flavonóide presente no cacau, agem nas artérias, promovendo uma diminuição discreta -mas importante- nos níveis de pressão arterial. Estes compostos elevam a produção de oxido nítrico, um vaso dilatador natural, deixando o endotélio, a camada interna das artérias, mais flexível, assim o sangue passa pela artéria gerando menos pressão. A quantidade de polifenóis e flavonóides presentes no cacau são o dobro das presentes no vinho tinto e cinco vezes maior do que as presentes no chá verde.

Compara a quantidade de oxidantes:
-chocolate amargo: 250 a 450 mg;
- chocolate meio amargo: em torno de 170 mg
- chocolate ao leite: em torno de 70 mg
-chocolate branco: zero

Evite consumir o chocolate a noite, quando o metabolismo está mais lento. De preferência por consumi-lo nos lanches, ou de sobremesa no almoço. Assim você terá o dia todo para gastar as calorias deste doce.


Uma boa Páscoa a todos!

2 comentários:

  1. Sim!! Muitas pessoas não gostam, mas tudo é uma questão de adaptar o paladar! Como os outros tipos de chocolate têm mais açúcar,acabam sendo os preferidos!

    ResponderExcluir