terça-feira, 29 de junho de 2010

Câncer de Prostáta




O câncer de próstata é o tumor de maior incidência em homens acima de 50 anos de idade, representando mais de 40% dos tumores que atingem o sexo masculino nesta faixa etária. Etnia, localização geográfica e fatores hereditários são relevantes. Por exemplo, homens com parentes próximos (primeiro grau) que tiveram câncer de próstata têm mais chances de desenvolver doenças. Em casos hereditários, o aparecimento pode ser precoce, muitas vezes antes dos 50 anos de idade.

Dietas ricas em gordura estão relacionadas com maior incidência, enquanto que as que contêm zinco, selênio, betacarotenos, isoflavonas e vitamina E (encontrados em alimentos como soja, frutas, vegetais, óleos vegetais, castanhas, etc) seriam protetores.

Em geral, no inicio, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Com a evolução da doença, podem aparecer: jato urinário fraco, necessidade de levantar a noite várias vezes para urinar, esforço para começar a urinar, e dores ósseas em casos avançados. O tratamento baseia-se no estágio da doença. Na fase inicial, pode ser realizada a cirurgia ou a radioterapia, com grande possibilidade de cura para ambas. Em casos avançados, o tratamento é hormonal, porém sem a possibilidade de cura.

A prevenção no câncer de próstata é muito importante, pois permite detectar a doença em fases iniciais, quando a chance de cura é bastante elevada. Os exames de prevenção devem ser realizados anualmente a partir de 45 anos, se não houver história familiar. Com história familiar, a partir dos 40 anos. A prevenção ser feita com o exame do toque retal e a dosagem sanguínea do antígeno prostático específico (PSA).

Fonte: Dr. Marco Aurélio Basso. Jornal da Saúde. 1º edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário