quinta-feira, 18 de março de 2010
Colesterol "bom" X Colesterol "ruim"
Com frequência ouvimos falar na mídia sobre o colesterol "bom" e o colesterol "ruim", mas o que são? Existe mesmo um colesterol ruim que não devemos ter no corpo?
O colesterol denominado como "bom" é o HDL -colesterol. É uma lipoproteína que remove o excesso de colesterol dos tecidos periféricos, transportando-os para o fígado onde são metabolizados e eliminados, na forma de ácidos e sais biliares.
Já o colesterol "ruim" é o LDL -colesterol, também é uma lipoproteína, mas ao contrário do HDL, transporta colesterol do fígado para os tecidos fora do fígado.É também conhecido como "lipoproteína aterogênica".
Tanto um, quanto o outro, são importante. O problema ocorre quando há um desbalanço entre um e outro.
Quando o LDL -colesterol está a cima da quantidade ideal, uma concentração muito grande de colesterol se deposita nos vasos sanguíneos, levando ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
O ideal é que o HDL -colesterol esteja presente no sangue em uma concentração maior que 60 mg/ dL. Já para o LDL -colesterol, o ideal é que se mantenha a baixo de 100 mg/ dL.
Através de uma alimentação adequada e equilibrada é possível manter os níveis de LDL e HDL dentro do desejado, para isso, é importante:
- dar preferência para o óleo vegetal de canola. Rico em ômega 3, auxilia a diminuir os triglicerídeos e o colesterol plasmático, a síntese no fígado de colesterol e ácidos graxos e contribui para diminuir as concentrações sanguíneas de LDL e aumenta o HDL. Mas atenção! Seus benefícios são para uso em pouca quantidade. Utilizado em excesso (em frituras, por exemplo), pode causar efeito contrário;
- temperar a salada com um fio de azeite de oliva também é uma ótima opção. Rico em ácidos graxos monoinsaturados, tem efeito protetor, pois reduz as concentrações de LDL -colesterol;
- reduza o consumo de alimentos de origem animal, principalmente de carnes gordas, vísceras e embutidos, frios, pele de aves e dê preferência ao leite semi -desnatado (ou desnatado) ao integral. Prefira queijos mais brancos (quanto mais amarelo, mais gordura tem no queijo). Alimentos de origem animal são ricos em colesterol, aumentando as concentrações de LDL no sangue;
- reduza o consumo de alimentos que contenham gordura trans. A gordura trans aumentam os níveis sanguíneos de LDL e diminui o HDL. A principal fonte de godura trans na dieta é a gordura vegetal hidrogenada, presente no preparo de sorvetes cremosos, chocolates, pães recheados, molhos para salada, sobremesas cremosas, biscoitos recheados, nuggetes, croissants, bolos industrializados, margarinas duras e em alguns alimentos de redes fast -foods;
- a pratica de atividade física aumenta as concentrações plasmáticas de HDL -colesterol. Recomenda-se uma prática de atividade física de 3 a 6 vezes na semana, de 30 a 60 minutos.
Tenha uma vida mais saudável: pratique uma atividade física e tenha uma alimentação equilibrada!
Informações retiradas da IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção da Ateroesclerose. Departamento de Ateroesclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. (abril, 2007)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário