quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Gordura trans X Biscoitos















Você pega um pacote de bolacha e lê no rótulo: 0% de gordura trans. Você já ouviu falar que gordura trans faz mal a saúde e fica feliz de estar consumindo um produto sem essa gordura tão maléfica. Mas, você prestou bem atenção ao rótulo? Aos ingredientes? Será mesmo que o produto é isento dessa gordura?

Mas... o que é mesmo a gordura trans?

A gordura trans não é uma gordura "natural". Ela é "produzida" pela indústria a partir de gorduras existentes na natureza. Através de processos químicos, uma gordura que é líquida a temperatura ambiente, torna-se sólida, tornando-se gordura vegetal hidrogenada, popularmente conhecida como gordura trans.

Quais os prejuízos dessa gordura para o organismo?
O consumo em excesso de alimentos com gordura do tipo trans, aumenta o colesterol total do organismo, aumenta os níveis de LDL -colesterol (o "mau colesterol') e diminui os níveis de HDL -colesterol ("colesterol bom"), o que favorece, por exemplo o surgimento da ateroesclerose, que é o entupimento de veias e artérias que podem levar o indivíduo a ter um AVC (acidente vascular cerebral).


Muitos produtos, principalmente as bolachas recheadas colocam em suas embalagens que aquele produto tem 0% de gordura trans. Na porção. Um exemplo típico é o biscoito Trakinas. Na embalagem esta escrito: 0% de gordura trans na porção. A porção corresponde a 2,5 biscoitos. Mas, quem consegue comer 2,5? Difícil né? Além disso, um dos seus ingredientes é a gordura vegetal hidrogenada, ou seja, a gordura trans.

Sempre que nos ingredientes estiver escrito gordura vegetal hidrogenada, fique atento, pois este produto tem gordura trans, e muitas vezes não está estabelecido o quanto.

Então, na próxima vez que você for ao supermercado, fique atento a embalagem e sempre confira na tabela nutricional qual o tamanho da porção e os ingredientes do produto que você está adquirindo! Lembre-se sempre: a saúde começa pela boca!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo bonito blog. As informações postadas são muito relevantes para tosos e de fácilm entendimento de leigos.
    Continue escrevendo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.. eu estava comendo dessa bolacha e vi mesmo na tabela de informação 0% de gordura trans e comi feliz, ai fiquei curioso e decidi pesquisar quais as bolachas que não contem gorduras trans, vendo bem todas essas recheadas possuem mais muitas vezes o tanto não é informado.

    ResponderExcluir
  3. Realmente. Eu estava curiosa em relação a essa informação nos rotulos que diz ser livre de gordura trans. Será mesmo? Eu duvido.A industria de alimentos não está nem um pouco preocupada com a saude da população. O que eles querem é vender!
    Acontece que o povo não está mais tão alienado. Hoje sabemos que a qualidade dos alimentos está diretamente ligada à saúde.

    Que tal dar as dicas de biscoitos menos nocivos? Eu, por exemplo, costumo comprar os integrais. Mas nenhum deles é recheado. Tem uns que possuem frutas e castanhas e são muito gostosos!

    Acredito que essas sejam algumas escolhas saudáveis que podemos fazer.

    ResponderExcluir