quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Beba água!

Nestes dias de calor intenso o melhor líquido para o nosso organismo é a água! Livre de calorias, conservantes ou aditivos, além de matar a sede, ela hidrata nosso corpo e o mantém funcionando da melhor maneira possível.

Dificilmente vemos a água como um nutriente. Embora ela não nos forneça energia, a nossa sobrevivência depende mais desse líquido do que de qualquer outro nutriente, visto que sem água, em poucos dias pode ocorrer a morte de um indivíduo.

Em média, 70% do peso corporal de um adulto é constituído por água. Nas crianças, 80% do peso é água e a medida que vamos envelhecendo a quantidade de água no nosso organismo cai para em torno de 40 a 50%.

Dentre as funções vitais da água no organismo, destaca-se:
a) é na água onde há a dissoulução dos nutrientes fornecidos pela alimentação (são necessários cerca de 8 litros para que o processo digestivo ocorra);

b) a água auxilia o transporte dos nutrientes dos locais de absorção para as células e também auxilia na excreção dos metabólitos;

c) regula a temperatura do corpo.

Água e o papel na estática
Uma ingestão adequada de água favorece a absorção de nutrientes necessários a integridade e beleza da pele, além de manter sua hidratação. Uma boa ingestão de água aliada a uma alimentação rica em fibras, favorece a excreção de toxinas, que presentes no organismo refletem seu acúmulo na pele.

E quanto de água devo ingerir todos os dias?
A quantidade ideal de água vai depender de diversos fatores, como as condições climáticas (dias quentes exigem um maior aporte de líquidos do que dias frios) e da atividade física que o indivíduo prática. No entanto, 2,5 litros de água por dia mantém o organismo funcionando adequadamente.

Se você não tem o hábito de tomar água, pode começar aos poucos. Mantenha com você uma pequena garrafa de água, e beba um pouco a cada hora. Quando estiver com sede e pensar naquele refrigerante gelado, por que não beber um copo de água beeem gelada? Beber água é um hábito e deve fazer parte da rotina daqueles que procuram uma vida mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário