
Você pega um pacote de bolacha e lê no rótulo: 0% de gordura trans. Você já ouviu falar que gordura trans faz mal a saúde e fica feliz de estar consumindo um produto sem essa gordura tão maléfica. Mas, você prestou bem atenção ao rótulo? Aos ingredientes? Será mesmo que o produto é isento dessa gordura?
Mas... o que é mesmo a gordura trans?
A gordura trans não é uma gordura "natural". Ela é "produzida" pela indústria a partir de gorduras existentes na natureza. Através de processos químicos, uma gordura que é líquida a temperatura ambiente, torna-se sólida, tornando-se gordura vegetal hidrogenada, popularmente conhecida como gordura trans.
Quais os prejuízos dessa gordura para o organismo?
O consumo em excesso de alimentos com gordura do tipo trans, aumenta o colesterol total do organismo, aumenta os níveis de LDL -colesterol (o "mau colesterol') e diminui os níveis de HDL -colesterol ("colesterol bom"), o que favorece, por exemplo o surgimento da ateroesclerose, que é o entupimento de veias e artérias que podem levar o indivíduo a ter um AVC (acidente vascular cerebral).
Muitos produtos, principalmente as bolachas recheadas colocam em suas embalagens que aquele produto tem 0% de gordura trans. Na porção. Um exemplo típico é o biscoito Trakinas. Na embalagem esta escrito: 0% de gordura trans na porção. A porção corresponde a 2,5 biscoitos. Mas, quem consegue comer 2,5? Difícil né? Além disso, um dos seus ingredientes é a gordura vegetal hidrogenada, ou seja, a gordura trans.
Sempre que nos ingredientes estiver escrito gordura vegetal hidrogenada, fique atento, pois este produto tem gordura trans, e muitas vezes não está estabelecido o quanto.
Então, na próxima vez que você for ao supermercado, fique atento a embalagem e sempre confira na tabela nutricional qual o tamanho da porção e os ingredientes do produto que você está adquirindo! Lembre-se sempre: a saúde começa pela boca!