quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Almoço e jantar: fundamentais para os pequenos











Acordar, correr, brincar, estudar, aprender, conversar, aprender mais, brincar mais, alimentar a imaginação, mexer o corpo, aprender de novo, brincar mais ainda... Aos olhos dos adultos, a rotina das crianças pode parecer fácil e tranquila. Porém, esse período da vida exige uma considerável carga de energia e esforço. Pode até ser uma rotina gostosa, mas é cansativa e exigente.

Para que as crianças possam desfrutar desses momentos e para que se desenvolvam corretamente, é fundamental dar atenção a uma alimentação equilibrada, com a presença de todos os tipos de nutrientes nas refeições diárias, tendo como base a Pirâmide Alimentar.

Refeições de base

Para a manutenção de uma rotina alimentar saudável, é preciso atentar às principais refeições do dia - café da manhã, almoço e jantar - que merecem muito cuidado por parte de pais e educadores.

O segredo da boa alimentação está em incluir e combinar todos os nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas, fibras e água. A regra geral é a de que não existem alimentos proibidos para as crianças, mas quantidades que devem ser controladas. Tudo é uma questão de variar o cardápio e não deixar de fora nenhum tipo de alimento nas principais refeições do dia.

Para isso, é necessário adotar alguns cuidados simples também no almoço e no jantar dos pequenos, lembrando sempre que indicações alimentares individuais só podem ser feitas nutricionistas.

Seguindo as regras gerais, é importante que em pelo menos uma das duas refeições de maior aporte energético-nutricional (almoço e jantar) seja oferecido para as crianças algum tipo de carne (vermelha, peixe, frango), acompanhando os carboidratos (arroz, massas) e as saladas. Ricas fontes de ferro e proteínas, as carnes apresentam contribuições fundamentais no processo de crescimento e manutenção da saúde.

Outra dica é o estabelecimento de um padrão alimentar, com alimentos típicos e habituais da criança e da família. A criação dessa verdadeira "cultura alimentar doméstica" ajuda na maior aceitação dos alimentos e permite aos pais estabelecerem combinações saudáveis dentro da rotina de refeições da casa.

Simplicidade e equilíbrio

Para compor o almoço e o jantar das crianças, os pais devem apostar na simplicidade, que também pode ser bastante nutritiva. Oferecer aos pequenos um prato com arroz, feijão e carne, acompanhado de uma salada de alface e tomate, mais um suco de fruta e uma salada de frutas na sobremesa é o suficiente, em termos gerais, para o fornecimento adequado de nutrientes que essas refeições pedem.

Simplicidade não significa monotonia: diferentes combinações e alimentos ajudam a manter em bons níveis as quantidades de nutrientes oferecidos às crianças.

A criatividade também ajuda a manter os pequenos devidamente alimentados. Montar pratos com aparência divertida, que sejam atraentes aos olhos, pode ser um trunfo para que as crianças não rejeitem os alimentos oferecidos. Da mesma maneira, almoço e jantar devem se transformar em momentos tranqüilos à mesa, de preferência com horários regulares.

Existem alguns cuidados simples que acabam sendo fundamentais para que o almoço e o jantar fiquem ainda mais nutritivos para as crianças. Uma dica é, por exemplo, oferecer frutas como sobremesa, induzindo à ingestão de nutrientes, no lugar das guloseimas açucaradas.

Outras sugestões são: utilizar com moderação açúcares, doces, sal e alimentos ricos em sódio e embutidos, dar preferência ao uso de gorduras encontradas em alguns óleos vegetais (girassol, milho, canola e soja), evitar o consumo excessivo de frituras e cuidar para que os alimentos, além de adequados do ponto de vista nutricional, também atendam às exigências higiênico-sanitárias básicas. Alimentos mal conservados ou preparados de maneira indevida (mal cozidos ou inadequadamente lavados) podem colocar em risco a saúde das crianças.

Não há grandes segredos no preparo das refeições dos pequenos. Respeitando o equilíbrio alimentar, oferecendo alimentos de todos os tipos e cuidando para que o preparo e apresentação dos pratos sejam adequados às crianças, a saúde e o desenvolvimento delas agradecerá.

Para a indicação de cardápios específicos, a dica é procurar um nutricionista. E, após esses cuidados, esteja pronto para curtir os pequenos enquanto eles aproveitam a vida correndo, brincando, aprendendo, crescendo...


Fonte: Site Nestlé

Nenhum comentário:

Postar um comentário