terça-feira, 30 de agosto de 2011

Doença Celíaca

Muitas pessoas têm alergia a algum tipo de alimento, geralmente corantes, ou ao leite, por exemplo. Pense então, em uma intolerância a um produto que está presente em vários alimentos, os mais comuns em nosso dia a dia, como pão, macarrão, biscoitos, bolos e mingaus. Pois bem, esta é a doença celíaca.














Você sabe o que é Doença Celíaca?
Doença celíaca é caracterizada por uma intolerância ao glúten. Para uma pessoa apresentar intolerância ao glúten, ela precisa de dois fatores:
1. predisposição genética, isto é, nascer com chance de desenvolver esta doença;
2. comer alimentos que contenham glúten. Esta intolerância é para a vida toda e acontece, principalmente, por que, nestas pessoas, o glúten danifica o intestino delgado e com isso prejudica a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos.

O que é o glúten?
É o nome dado à proteína presente no trigo, no centeio e no sub produto da cevada, o malte. A parte tóxica do glúten para o celíaco é chamada de prolamina, e corresponde a 50% da proteína do glúten.

Quais os principais sintomas da Doença Celíaca?
Os sintomas podem surgir em qualquer idade. Os alimentos com glúten, em geral, são introduzidos na dieta da criança a partir dos 6 meses. Depois de meses ou anos após esta introdução, os sintomas da doença celíaca se iniciam e podem variar de pessoa para pessoa. Assim, o indivíduo com DC pode apresentar apenas um único sintoma ou vários, como:

- Forma clássica: diarréia crônica, que dura mais de 30 dias, dor de barriga, barriga inchada, humor alterado (irritabilidade ou apatia), perda de apetite, desnutrição, anemia, vômitos, emagrecimento ou pouco ganho de peso, atraso no crescimento.

- Forma atípica: osteoporose, manchas nos dentes, dor nas juntas ou inflamação nas juntas (artrite), intestino preso, ciclo menstrual irregular, esterilidade, aborto espontâneo de repetição, epilepsia, neuropatia periférica, doença muscular, problemas psiquiátricos como depressão e esquizofrenia, autismo e aftas.

Como se faz o diagnóstico da Doença Celíaca?
Através de um exame de sangue específico. Se o exame de sangue der alterado deve ser feita uma biópsia de intestino delgado. Atualmente, é absolutamente necessária a realização da biópsia para confirmar o diagnóstico de doença celíaca.

IMPORTANTE: Não se deve iniciar uma dieta isenta de glúten sem a confirmação de doença celíaca.

Tratamento:
O único tratamento conhecido até o momento é a dieta totalmente sem glúten de forma permanente. Ou seja, o tratamento está na alimentação.

A dieta totalmente sem glúten é importante pois, além de ocasionar o desaparecimento completo dos sintomas e de melhorar a qualidade de vida, evita a ocorrência de complicações, como: osteoporose, ocorrência de doenças auto -imunes e doenças malignas como linfoma.

A sensibilidade ao glúten varia de celíaco para celíaco, ou seja, existem pessoas que logo após comerem alimentos com glúten apresentam sintomas, enquanto que outras pessoas mesmo comendo alimentos com glúten não têm sintomas. Isso não quer dizer que uma pessoa seja mais celíaca do que a outra. Embora alguns celíacos não apresentem sintomas após comer alimentos com glúten, o intestino dela está sendo agredido após este consumo.

Apesar dos benefícios da dieta, seguir uma dieta totalmente sem glúten não é fácil. Isto porque a pessoa deve modificar sua rotina alimentar uma vez que o consumo de alimentos com glúten é muito frequente.

A necessidade cotidiana de uma alimentação fora de casa, carente de opções seguras e o desconhecimento da doença por parte dos donos de estabelecimentos como: bares, restaurantes, hotéis, escolas, cozinhas, etc, é outro grande desafio para quem precisa fazer a dieta.

Outra causa importante que contribui para a não obediência da dieta é a descrença de parentes e amigos que acham que “só um pouquinho” de glúten não faz mal.

Alimentos permitidos na dieta livre de glúten:
CEREAIS: arroz, milho, quinoa, amaranto;
FARINHAS E FÉCULAS: farinha de arroz, amido de milho, fubá, farinha de mandioca, fécula de batata, farinha de soja, polvilho, flocos de arroz e milho;
MASSAS: feitas com as farinhas permitidas;


IMPORTANTE: a dieta deve ser totalmente sem glúten. E é indispensável o acompanhamento com médico e nutricionista.

Fique de olho aqui no Blog. Na próxima semana vou postar algumas receitas livres de glúten, além de algumas dicas para o preparo de alimentos para celíacos.

REFERÊNCIA: Guia Orientador para Celíacos. FENACELBRA – Federação Nacional das Associações de Celíacos no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário