segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

10 erros na educação alimentar de crianças














Por causa de mudanças, para pior, nos hábitos alimentares, uma em cada três crianças brasileiras entre sete e 12 anos sofre com excesso de peso. Refeições à vontade, ricas em açúcares e gorduras, e várias horas ao dia passadas em frente à televisão ou ao computador estão na origem da epidemia de quilos extras que avança junto com a idade e atinge 41% dos adultos no país.

A culpa pelos maus hábitos começa em casa. Por isso, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) listou 10 erros na educação alimentar das crianças e dá dicas principalmente para os pais superarem os problemas à mesa.

ERRO 1. Dizer sempre sim: a criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. É preciso destinar um dia por semana a situações em que é possível ser mais liberal.

ERRO 2. Lanches fora de hora: o ideal são seis refeições diárias. É importante evitar as beliscadas fora desses horários.

ERRO 3. Oferecer comida como recompensa: “Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.

ERRO 4. Ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado: ” Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas.

ERRO 5. Brincadeiras na mesa: hora de comer é hora de seriedade. Evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha.

ERRO 6. Ceder ao primeiro não gosto disso: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos, experimentar não custa nada.

ERRO 7. Substituir refeições: “Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira”. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.

ERRO 8. Tornar a ida a uma lanchonete um programão: a comida de casa fica meio sem graça.

ERRO 9. Servir sempre a mesma comida: A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vai faltar nutrientes, vai faltar fibras.

ERRO 10. Dar o exemplo: Não adianta mandar tomar sucos e os pais somente beberem refrigerantes.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aniversário do Blog



















Hoje o Blog Nutricionista Ana Cláudia Duarte está completando 1 ano!!!

Com poucos dias de formada, em 7 de fevereiro de 2010 resolvi criar um Blog para troca de informações sobre Nutrição e também para divulgar meu trabalho, que naquela época estava apenas começando.

Um ano depois, muita coisa mudou na minha vida profissional, no meu olhar sobre o mercado de trabalho da profissão e sobre a minha visão da Nutrição em sim.

Cada vez mais acredito que uma alimentação saudável é o caminho para a prevenção não só de doenças, como também de desordens estéticas. Através de uma alimentação equilibrada e da prática de exercícios físicos regulares adquirimos uma melhor qualidade de vida e com isso melhoramos nosso desempenho no trabalho, nossas relações afetivas ficam melhores e aproveitamos mais os momentos de lazer.

Fico muito feliz em acessar o blog e ver o número de seguidores e acessos crescendo. Os comentários sempre construtivos também são uma motivação. Por isso, meu muito obrigada a você leitor do blog, seja você aquele que lê cada postagem ou que passe aqui de vem em quando. Vocês são um estímulo para que eu nunca deixe de postar.

OBRIGADA pela sua visita! Volte sempre! Sua visita é sempre bem –vinda!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Aumente a proteção da sua pele no verão com o auxílio de antioxidantes

No verão, há uma maior exposição do nosso corpo ao sol, com idas frequentes a piscina e praia. Muitas pessoas têm mais vontade de estar com um corpo saudável e bronzeado. No entanto, atualmente há uma grande preocupação em proteger a pele da luz solar, prevenindo a foto –imunosupressão (deficiência do sistema imune causada por irradiações), o fotoenvelhecimento e o câncer de pele.

Apesar de exercerem papel importante na transformação da 7- dehidrocolesterol em colecalciferol, a forma da vitamina D que é absorvível pelo organismo, os raios ultravioleta podem levar a efeitos deletérios no homem e, portanto, a preocupação com a exposição excessiva deve estar presente, especialmente no verão.

Quando em excesso, a radiação pode causar a destruição das camadas da pele, originando os casos de envelhecimento precoce, queimaduras e, em estados mais avançados, cânceres de pele. Por serem responsáveis pela diminuição do sistema antioxidante da pele, as radiações UVA e UVB também desencadeiam os radicais livres, que são moléculas produzidas e neutralizadas naturalmente pelo corpo, mas que, produzidas de maneira descontrolada pelo excesso de sol, provocam danos às células.

Além do já conhecido efeito do protetor solar tópico, tem-se estudado o papel que alguns nutrientes podem exercer na proteção desses efeitos maléficos causados pela radiação utravioleta (UV). Uma das alternativas é a do uso de antioxidantes como peças fundamentais para o restabelecimento do equilíbrio da pele. Grande parte desses antioxidantes pode ser obtida a partir da alimentação como, por exemplo, por meio do consumo de alimentos ricos em vitamina C, E, carotenóides (betacaroteno, licopeno e luteína) e os compostos fenólicos.

Estudos recentes têm mostrado um efeito fotoprotetor dos carotenóides, o que reduz a sensibilidade da pele às queimaduras solares. O consumo de vitamina A por meio de alimentos como leite e ovos, auxilia no desenvolvimento e na manutenção do tecido epitelial, e o consumo das vitaminas C e E (presentes, por exemplo, na laranja e nos óleos vegetais) pode ajudar a reduzir o efeito do oxigênio livre (radicais livres), produzidos pela radiação solar, retardando o envelhecimento da pele. Esses antioxiadantes têm a função de remover as espécies reativas que estão sendo produzidas em excesso, impedindo, dessa maneira, os danos que possam ocorrer.

Os antioxidantes têm sido extensivamente utilizados tanto no tratamento de patologias, como na prevenção do envelhecimento cutâneo e das consequências causadas pela radiação UV em curto prazo. Uma alimentação balanceada e rica nesses nutrientes, além de facilitar o controle de peso e o corpo em forma para o verão, ajuda a manter um bronzeado saudável e seguro.

Fonte: Revista Nutriexpert edição 2010/01 da Nestlé


Confira as vitaminas e minerais antioxidantes e seus alimentos fonte:

Vitamina A: abóbora, batata doce, brócolis, cenoura, damasco seco, melão, carnes.
Vitamina C: frutas cítricas e vegetais verdes, como acerola, brócolis, caju, couve, kiwi, laranja, lima, limão, morango e tomate.
Vitamina E: gérmen de trigo, amêndoas, castanhas –do –Pará, gemas, legumes, vegetais folhosos e óleos de algodão, arroz, girassol, milho e soja.
Bioflavonóides: frutas cítricas e uvas vermelhas ou escuras.
Catequinas: chá verde, morango e uva.
Isoflavonas: soja
Carotenóides: LICOPENO: tomate BETACAROTENO: cores alaranjadas.
Selênio: aves, carnes, frutos do mar, fígado e castanha – do –Pará
Zinco: carnes, cereais integrais, frutos do mar, leite e nozes.