quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Aumente a proteção da sua pele no verão com o auxílio de antioxidantes

No verão, há uma maior exposição do nosso corpo ao sol, com idas frequentes a piscina e praia. Muitas pessoas têm mais vontade de estar com um corpo saudável e bronzeado. No entanto, atualmente há uma grande preocupação em proteger a pele da luz solar, prevenindo a foto –imunosupressão (deficiência do sistema imune causada por irradiações), o fotoenvelhecimento e o câncer de pele.

Apesar de exercerem papel importante na transformação da 7- dehidrocolesterol em colecalciferol, a forma da vitamina D que é absorvível pelo organismo, os raios ultravioleta podem levar a efeitos deletérios no homem e, portanto, a preocupação com a exposição excessiva deve estar presente, especialmente no verão.

Quando em excesso, a radiação pode causar a destruição das camadas da pele, originando os casos de envelhecimento precoce, queimaduras e, em estados mais avançados, cânceres de pele. Por serem responsáveis pela diminuição do sistema antioxidante da pele, as radiações UVA e UVB também desencadeiam os radicais livres, que são moléculas produzidas e neutralizadas naturalmente pelo corpo, mas que, produzidas de maneira descontrolada pelo excesso de sol, provocam danos às células.

Além do já conhecido efeito do protetor solar tópico, tem-se estudado o papel que alguns nutrientes podem exercer na proteção desses efeitos maléficos causados pela radiação utravioleta (UV). Uma das alternativas é a do uso de antioxidantes como peças fundamentais para o restabelecimento do equilíbrio da pele. Grande parte desses antioxidantes pode ser obtida a partir da alimentação como, por exemplo, por meio do consumo de alimentos ricos em vitamina C, E, carotenóides (betacaroteno, licopeno e luteína) e os compostos fenólicos.

Estudos recentes têm mostrado um efeito fotoprotetor dos carotenóides, o que reduz a sensibilidade da pele às queimaduras solares. O consumo de vitamina A por meio de alimentos como leite e ovos, auxilia no desenvolvimento e na manutenção do tecido epitelial, e o consumo das vitaminas C e E (presentes, por exemplo, na laranja e nos óleos vegetais) pode ajudar a reduzir o efeito do oxigênio livre (radicais livres), produzidos pela radiação solar, retardando o envelhecimento da pele. Esses antioxiadantes têm a função de remover as espécies reativas que estão sendo produzidas em excesso, impedindo, dessa maneira, os danos que possam ocorrer.

Os antioxidantes têm sido extensivamente utilizados tanto no tratamento de patologias, como na prevenção do envelhecimento cutâneo e das consequências causadas pela radiação UV em curto prazo. Uma alimentação balanceada e rica nesses nutrientes, além de facilitar o controle de peso e o corpo em forma para o verão, ajuda a manter um bronzeado saudável e seguro.

Fonte: Revista Nutriexpert edição 2010/01 da Nestlé


Confira as vitaminas e minerais antioxidantes e seus alimentos fonte:

Vitamina A: abóbora, batata doce, brócolis, cenoura, damasco seco, melão, carnes.
Vitamina C: frutas cítricas e vegetais verdes, como acerola, brócolis, caju, couve, kiwi, laranja, lima, limão, morango e tomate.
Vitamina E: gérmen de trigo, amêndoas, castanhas –do –Pará, gemas, legumes, vegetais folhosos e óleos de algodão, arroz, girassol, milho e soja.
Bioflavonóides: frutas cítricas e uvas vermelhas ou escuras.
Catequinas: chá verde, morango e uva.
Isoflavonas: soja
Carotenóides: LICOPENO: tomate BETACAROTENO: cores alaranjadas.
Selênio: aves, carnes, frutos do mar, fígado e castanha – do –Pará
Zinco: carnes, cereais integrais, frutos do mar, leite e nozes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário