domingo, 5 de dezembro de 2010

O jantar dos pequenos








A criança brincou e estudou o dia todo e, quando chega à hora do jantar, precisa ingerir nutrientes essenciais para complementar sua alimentação e garantir o bom funcionamento do organismo.

Os pratos servidos nesta refeição podem ser do mesmo tipo que você coloca à mesa na hora do almoço. Tanto no jantar como nas outras refeições, devem ser evitados alimentos gordurosos, como frituras e embutidos. Substitua-os por grelhados, assados e cozidos. E controle o excesso de açúcar, que interfere na digestão e vicia o paladar, prejudicando a educação alimentar.

A variedade é fundamental. Um truque simples para conseguir isso à mesa é servir alimentos de cores diferentes, todos os dias. Assim você garante o consumo de nutrientes variados e estimula a visão, sentido que, junto com o olfato, ajuda a despertar o apetite.

A moderação é a receita. Não há alimento proibido, a menos que a criança tenha alguma restrição alimentar. Se a turma pede sanduíche, o conselho é reservar este momento para o fim de semana. Só não pode se tornar um hábito.

O melhor é montar um prato com um carboidrato (arroz, batata, macarrão), uma leguminosa (feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha), uma proteína (carne, frango, peixe, ovo), legumes e verduras.

Na hora da sobremesa, escolha frutas da estação.

Caso a criança não queira jantar, não substitua por leite, iogurtes e biscoitos. Reserve estes alimentos para os lanches, nem use guloseimas como moeda de troca ou recompensa.

É muito importante que as crianças consumam frutas, legumes e verduras, fontes riquíssimas de vitaminas e sais minerais, importantes no processo de reprodução celular. E fibras, que são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino.

Mas, como gostam de imitar os adultos, se você não come, dificilmente seu filhote experimentará estas delícias. Portanto, faça um exame de consciência e, se preciso, comece a mudar os seus hábitos alimentares.

Outro ponto fundamental é a reunião familiar. Se não é possível juntar todo mundo no café da manhã nem no almoço, procure fazer isso pelo menos à noite. É uma ótima maneira de solidificar conceitos alimentares e estreitar os laços familiares.

Bom apetite!


FONTE: site Nestlé

Nenhum comentário:

Postar um comentário