Nessa época de festas, comemorações e alegria não podemos esquecer dos cuidados com a alimentação.
Mas, como manter a forma no final de ano sem abrir mão do melhor da ceia?
1. Comece a refeição sempre pelas saladas de folhas, vegetais e frutas. Prefira temperá-las com um molho leve de iogurte ou azeite de oliva extra virgem. Começar pela salada ajuda a saciar a fome, garante o bom funcionamento do organismo e ativa o metabolismo.
2. Faça as suas refeições no dia da ceia normalmente. Inclusive as intermediárias. Muitas pessoas não comem quase nada durante o dia para fazer a compensação na hora do jantar. O problema disso é que o corpo só utiliza a energia que precisa e estoca o excesso, que vira gordura.
3. Evite beliscar, enquanto prepara os pratos da ceia. A gente vai beliscando daqui, pegando um pedacinho dali e perde a conta do quanto já comeu. Além disso, o hábito só abre o apetite e não mata a fome. Se não tiver jeito e a fome bater, faça lanchinhos mais leves e evite petiscar em grande quantidade alimentos como castanhas, nozes e frutas secas. Apesar de serem ótimas para a saúde, elas são calóricas e, em excesso, contribuirão bastante para o aumento de peso.
4. Cuidado com as bebidas alcoólicas. A gente não percebe, mas ingerimos muitas calorias com os drinks, pois, além de comprometerem a saúde e alterarem a nossa percepção, contribuem e muito para o ganho de peso, já que têm alto teor de glicose. Os fermentados são menos calóricos porque tem menor teor alcoólico. Dentre as opções, fique com vinho branco ou o espumante.
5. Lembre-se de mastigar bem os alimentos durante a ceia. O desespero e a vontade de comer todas aquelas comidas deliciosas faz o olho crescer e daí comemos rápido para repetir e comer mais. Isso dificulta a digestão e dá uma sensação ainda maior de fome. Por isso, mastigue bem para sentir o sabor dos alimentos e fazer uma refeição prazerosa.
6. Não abuse nas quantidades. Muitas pessoas usam a desculpa de que é só um dia no ano e, por isso, abusam. Mas, todos os alimentos preparados na ceia podem ser consumidos em outros dias do ano e não é preciso comer muito para sentir o sabor dos pratos.
7. Faça apenas um prato na ceia e, antes de montá-lo, visualize bem o que quer comer para não precisar montar mais um. Depois do segundo prato, você não sabe mais o que já comeu e perde o controle das calorias que ingeriu, por isso, vá com calma e escolha os alimentos que está com mais vontade de comer. Lembre-se, a ceia não vai acabar em uma hora e você poderá provar de tudo durante o período de festas sem sobrecarregar o organismo.
8. No dia da ceia e do almoço de Natal ou no Ano Novo faça uma caminhada ou alguma atividade física. A regra do comer demais e malhar de menos é super comum nesta época do ano e não funciona. O certo é equilibrar o cardápio e manter o corpo em movimento nem que seja com atividades mais leves.
9. Não descuide da sua hidratação. Nesta época do ano, por causa da ingestão de álcool e de refrigerantes, as pessoas esquecem de ingerir água, o que favorece a intoxicação e a desidratação, por isso, fica o alerta para a necessidade de ingerir água mesmo quando consumimos refrigerantes e outras bebidas, como o vinho ou o espumante. A água é fundamental em qualquer ocasião. Uma boa opção são os sucos de frutas naturais, eles hidratam e combinam com todas as comidas.
Lembre-se: o que te engorda não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo e sim entre o Ano Novo e o Natal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário