segunda-feira, 12 de março de 2018

Alimentos permitidos X proibidos

E se você acordasse sem essa tua lista mental dicotômica de "alimentos permitidos X alimentos proibidos" como seria o seu dia e sua vida a partir de então?

Você se sentiria perdido? Sem chão? Desesperado?


Me conta... a partir de qual momento na sua vida você passou a pensar desse jeito? Como era a sua relação com a comida antes disso tudo e sua relação com o seu corpo? Como era o seu corpo?

Do ponto de vista nutricional há alimentos mais ricos em nutrientes (geralmente os in natura) e alimentos com pouco ou nenhum valor nutricional (alimentos industrializados) e alguns alimentos devem fazer parte da nossa alimentação diária e outros devem ser consumidos com menor frequência. E só!

Demonizar alimentos ou grupos de alimentos, cada vez fica mais claro, que não vem dando certo. As doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e obesidade, só crescem... a quantidade de novas dietas também. E em paralelo a isso, vem crescendo o número de pessoas com comer transtornado, que tem um medo absurdo de comer qualquer alimento da lista dos "não-pode-se-não-você-vai-morrer". E a lista de não pode só cresce né? Nem arroz, frutas e legumes pode mais...

O que estamos fazendo com nós mesmos em termos de sociedade? Porque tanto medo do alimento? Porque só falamos disso? Porque não podemos fazer uma refeição em paz, seja ela "saudável" ou não? Porque temos que nos justificar ao garçom por estar em um café com as amigas numa tarde de quinta-feira, dizendo "mas eu já corri hoje, tá?". E quem disse que de segunda a sexta nada pode, mas sábado e domingo tá liberado? Quem teve a péssima ideia de chamar comida de lixo e ter um dia só disso? Porque, senhor? Que tá "coteceNu?" E se você tivesse conhecimento sobre alimentação e passasse a gerir sua própria alimentação? Te assusta? Mas saiba que isso é possível sim e cada vez temos mais Nutricionistas trabalhando com uma Nutrição sem prescrição e vejam só! Tendo ótimos resultados também! E se for a hora de confiarmos mais em nós mesmos e parar de fazer o que claramente não vem dando certo?

Pensem nisso tudo. E um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário