quarta-feira, 9 de março de 2011

A importância do nutricionista para uma vida saudável

Comer é uma das coisas que mais proporcionam prazer ao ser humano. Na evolução da nossa espécie, o homem passou por períodos de grandes privações alimentares e, só depois do domínio das técnicas de pecuária e agricultura, ele foi capaz de reduzir a frequência com que passava fome.

É por isso que a comida exerce em nós um grande poder atrativo. Afinal de contas, são milênios de evolução nos avisando que ela pode faltar a qualquer momento e a “lembrança genética” de nossos ancestrais se sobrepõe a qualquer entendimento moderno de que a comida hoje é, para nós, excessiva e extremamente abundante.

Assim, pensar numa correta nutrição e em criar condições para que o corpo humano obtenha todos os minerais, proteínas, vitaminas e elementos necessários à sua existência no manancial inesgotável de opções alimentares de que dispomos hoje é a função primordial de um profissional da área de saúde muito importante nos dias atuais: o nutricionista.

Mais do que simplesmente indicar o que você pode ou não comer, o nutricionista é o profissional que fará um levantamento detalhado de seus hábitos alimentares e estudará as melhores formas para que você se mantenha dentro do seu peso adequado sem passar por privações alimentares e carências nutricionais. Da mesma forma, ele é o profissional indicado para auxiliar no tratamento de inúmeras doenças ligadas à carência nutricional ou ao excesso alimentar, bem como nos distúrbios de alimentação mais diversos.

Juntamente com outros profissionais da saúde, o nutricionista, auxilia no tratamento da obesidade, da bulimia, da anorexia, da elaboração dos cardápios de escolas e hospitais e de tudo que gira em torno da alimentação humana. O nutricionista também atua na segurança alimentar garantindo que a alimentação disponível esteja sempre dentro dos padrões de qualidade e sanidade desejados – isso é muito importante porque há um número enorme de doenças (até gravíssimas) que são propagadas pelos alimentos.

O nutricionista elabora planos alimentares e dá assistência dietoterápica para os mais diversos males, atuando preventivamente ou no tratamento de inúmeros problemas de pacientes internados em hospitais, clínicas e spas e sempre que for necessário estabelece parâmetros alimentares específicos individuais ou coletivos. Também é importante a consulta a um nutricionista para a utilização de suprimentos alimentares ou vitaminas de quaisquer tipos, através da análise de exames médicos solicitados por ele e que possam estabelecer a real situação nutricional do paciente.

A profissão de nutricionista é incrivelmente recente no Brasil. Só nos anos de 1940 surgiram os primeiros cursos de graduação. A importância da existência desse profissional foi percebida nos EUA durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando a necessidade de manter os soldados saudáveis no campo de batalha mesmo com a escassez de alimentos e as dificuldades de abastecimento. Isso fez surgir os primeiro cursos. O termo “nutricionista” passou a ser usado em 1920 pelo professor Geraldo Horácio de Paula Souza, que estudava naquele país as bases do ensino dessa nova ciência.

Desta forma, para uma vida plena e saudável, longe das dietas malucas e da privação de comer o que se gosta, consulte um nutricionista e aprenda os segredos da boa alimentação sem culpa.


Texto: Gabriel Miranda - Redação Saúde Plena

2 comentários:

  1. Muito bem colocadas as suas palavras, Ana Cláudia! Seu blog é lindo, clean e aconchegante! Acabamos de montar o nosso: http://personalhealthnutricao.blogspot.com. Aguardo vocês para tomarmos um chá verde juntas! Ass.: Patrícia Bittencourt

    ResponderExcluir
  2. minha inspiração...faço facul de nutrição!!!

    ResponderExcluir